Escola do Legislativo realiza capacitação para organizações da sociedade civil

por hugokol — publicado 21/10/2016 10h20, última modificação 24/10/2016 08h50
Formação tem parceria com o Instituto de Ensino e Consultoria IDEK e recebe instrutor de São Paulo

Nesta sexta-feira dia 4 de março, a Escola do Legislativo e o Instituto de Ensino e Consultoria IDEK promoveram, nas dependências da Câmara Municipal de Marabá, uma capacitação para as organizações da sociedade civil de Marabá. O evento teve como tema “Marco Regulatório do Terceiro Setor e as Oportunidades para as Organizações da Sociedade Civil” e como objetivo central a capacitação do terceiro setor (ONGS e associações) de Marabá.

Segundo a presidente da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, o evento foi voltado para dirigentes de entidades, profissionais das organizações da sociedade civil e interessados. “Além de abordar o marco regulatório, a capacitação discutiu, ainda, o mercado de trabalho no terceiro setor e como captar recursos para desenvolver projetos”, comentou Gabriela.

Gabriela ainda disse que a escola também será voltada para formações internas dos servidores e dos parlamentares dessa Casa Legislativa que precisam estar se aperfeiçoando constantemente. “A escola surge com essa perspectiva de educação da cultura local e de escritores e artistas com mostras culturais. Trata-se de uma inovação dentro do Legislativo, sendo a primeira Escola do Legislativo no Pará. Temos a Escola do Tribunal de Contas, mas do Legislativo é a primeira que surge no sudeste do Estado. Queremos mesmo fazer uma parceria com a sociedade para trazer novas formações e já temos outras ideias também”, adiantou.

Michel Freller, especialista sobre o terceiro setor que ministra cursos e oficinas sobre o tema em São Paulo, e Suely Kzan, que também tem larga experiência nesse assunto, foram os palestrantes do curso e debateram e expuseram temas importantes para o trabalho dos organismos e organizações não governamentais, como a profissionalização do terceiro setor e o mercado de trabalho, planejamento, gestão e ferramentas para a captação de recursos, além do novo marco regulatório do segmento.

O palestrante Michel Freller disse que tem percorrido vários estados da federal para divulgar essa profissionalização das organizações da sociedade civil, que era denominado anteriormente de terceiro setor. “Mas o importante é o trabalho que nós fazemos. Desenvolvemos ações sociais. Não somos governo e não somos empresa e eu não gosto de ser chamado de ONG. Nós somos organizações da sociedade civil que atuam para o bem da sociedade. Temos que ganhar dinheiro em prol da sociedade e é isso que quero passar para vocês”, ressaltou.