Alécio discute com deputados demandas da Estrada do Rio Preto

Reunião contou ainda com participação de líderes de dez comunidades da zona rural do município

Na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, o vereador Alécio Stringari recebeu em seu gabinete na Câmara Municipal de Marabá um grupo de líderes comunitários da Estrada do Rio Preto (BR-222) e dos deputados Beto Salame (Federal, Pros) e Dirceu ten Caten (estadual, PT) para discutir três das principais demandas da região.

Os líderes comunitários disseram que suas vilas continuam sofrendo com a falta de um sistema de telefonia que possibilite a comunicação com outras comunidades e desde que o governo definiu que a Claro deve instalar telefonia nas vilas do município, o que se viu foi o caos no sistema.

Alecio Stringari e os líderes comunitários pediram que os dois deputados se engajem na luta desencadeada para que os 260 quilômetros da via, que serve a cerca de 70 mil habitantes, sejam asfaltados. Eles expuseram as inúmeras dificuldades que a população e a classe produtiva enfrentam para se locomover e escoar a produção agrícola e mineral da área, em virtude das péssimas condições em que se encontra a estrada.

Stringari disse que no verão todos sofrem com a poeira que, inclusive, já provocou vários acidentes com vítimas fatais, por prejudicar a visibilidade dos condutores. Já no período de chuvas, é a lama que torna as viagens demasiadamente demoradas transformando-as num pesadelo.

O vereador lembrou ainda que a área é o maior celeiro agrícola de Marabá e Itupiranga. É também por aquela via que acontece o escoamento da produção de manganês da Mineração Buritirama e da matéria-prima para a indústria madeireira.

No mapa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) - antigo DNER - a Estrada do Rio Preto consta como projeção da rodovia federal BR-222, antiga PA-70 e cruza a PA-158.

Beto Salame garantiu a Alecio e líderes comunitários que nesta terça-feira, 2 de junho, estará em Brasília para indagar à diretoria do DNIT sobre a federalização e se há um projeto para asfaltar este importante trecho da rodovia federal.

Ficou acertado para que o deputado federal Beto Salame traga um relatório da Capital Federal no dia 15 deste mês para apresentar em nova reunião com os líderes comunitários no gabinete do vereador Alecio Stringari. “O prefeito de São Félix do Xingu apoia nossa luta e certamente teremos êxito com o engajamento dos deputados Beto Salame e Dirceu”, disse o vereador.

deputadoSobre a telefonia, o deputado Dirceu deu uma contribuição e disse que será preciso trazer para uma nova reunião, que deverá ocorrer no dia 27 deste mês, para discutir outras possibilidades que permitam que as comunidades da região do Rio Preto sejam assistidas com o serviço.

Outra demanda discutida na reunião com os deputados foi a criação de novos municípios por parte do governo federal, que beneficiaria a região do Rio Preto. Alecio pediu empenho dos dois deputados para que a Prefeitura de Marabá elabore estudos de viabilidade de criação de novos municípios.