Câmara realiza Sessão Solene para celebrar Dia Internacional da Mulher

19 mulheres e 4 entidades civis e religiosas foram condecoradas

Na noite desta quarta-feira, 4 de março, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, realizado no Plenário do Poder Legislativo. A condução da sessão foi repassada pelo presidente da Câmara, Pedro Corrêa, para a vereadora Priscila Veloso, presidente da Comissão permanente da Mulher. A mesa contou, ainda, com a presença das vereadoras Irismar Melo, Cristina Mutran, e ainda da ex-vereadora Júlia Rosa.
Priscila fez um breve discurso e mostrou que a cada dia a luta por melhorias sociais para as mulheres se fortalece graças ao esforço conjunto entre vários atores, incluindo a Câmara Municipal de Marabá. Ela explicou, também, que o tema do evento este ano é “Mulheres que elevam outras mulheres”, mostrando que a união de todas soma na busca por avanços e na inserção da mulher nos mais diversos setores e posições na sociedade. “Quero cumprimentar as homenageadas e, de igual forma, as servidoras deste Poder. São mulheres determinadas, que nos apoiam na missão de servir a população de Marabá. Reafirmamos o compromisso de trabalhar sempre na defesa de políticas e direitos das mulheres”.
Julia Rosa, que está à frente da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres, disse que é uma grande alegria voltar à Câmara para falar sobre um tema tão especial, que leva a refletir sobre o espaço que as mulheres ocupam na comunidade. “Mulheres e homens construíram grandes projetos por Marabá. Peço uma salva de palma para a ex-vereadora Leda Bezerra, falecida no mês passado e que foi um exemplo de trabalho para o crescimento desta cidade”.
Cristina Mutran usou a tribuna e expressou a satisfação de homenagear várias mulheres, especiais e valorosas que possuem muitos serviços prestados à sociedade marabaense, por meio das comendas “Miriam Chaves” e “Beta Moreira”. “Esta é uma sessão de festa, um momento de celebrar as conquistas obtidas nos últimos anos, mas de continuar a lutar por melhorias para todas”, destacou.
Irismar Melo ressaltou que o tema do evento tem tudo a ver com o momento das mulheres marabaenses. “Os vereadores apoiam as pautas das vereadoras, que ajudam na busca por uma sociedade melhor, e não existe nenhum movimento contrário às pautas das mulheres nesta Casa”, reconheceu, dizendo que ainda existe muito a melhorar.
As homenageadas da noite receberam do Poder Legislativo de Marabá as comendas Miriam Chaves e Beta Moreira. Foram elas: Ana Maria da Cunha, Jacy da Silva Leão, Clores Lima Costa, Marilza de Oliveira Leite, Joelma Fernandes Sarmento, Leila Craveiro Gomes, Deuzimar Cardoso Lima da Silva Pereira, Maria da Fátima Silva, Inácia Meires Silva Rolim, Ivone Julião Silva, Hilomi Seguchi Chaves Viana, Aline Pereira dos Santos Amaro Correia, Ana Paula Guedes Cabral, Euza Aparecida Alves Faria, Solange Freira da Silva Santos, Elcivânia Assunção Farias, Thais Sueli de Vasconcelos Caetano, Rosineide Barbosa dos Santos, Aline Morais Santos Souza, Lígia da Silva Nascimento Amaral.
Além disso, o Instituto Fazmudar, a Associação Comercial de Marabá- ACIM Mulher, Movimento de Mães que Oram pelos Filhos e Círculo de Oração Louvor e Adoração também foram condecorados pelos vereadores, através de uma solicitação da Comissão de Defesa do Direito da Mulher, visto o relevante trabalho que exercem no município de Marabá.   
Ao final, todas foram convidaram para participação na Marcha das Mulheres, que ocorrerá no dia 7 de março, em prol dos direitos das mulheres, saindo da Praça da Prefeitura, com concentração a partir de 7 horas.