Câmara busca prefeito para definir cronograma de pagamento de educadores

Com reinício do ano leito ainda incerto, educadores querem pagamento dos salários para voltarem à salas de aula

Cerca de 300 educadores da rede municipal de ensino de Marabá lotaram o Plenário da Câmara na sessão desta terça-feira, 16 de agosto, para explicar aos vereadores por que não voltaram às aulas nesta segunda-feira, conforme calendário adiado pelo vice-prefeito Luiz Carlos Pies, quando estava no cargo de gestor municipal.

Segundo os professores, o atraso no pagamento dos salários fez com que a categoria não voltasse às escolas nesta terça-feira e ainda pediram aos vereadores que intermediassem uma reunião com o prefeito João Salame Neto.

Após uma reunião na sala ao lado ao Plenário, os vereadores informaram aos professores que não conseguiram localizar o prefeito João Salame, mas se comprometeram em formar uma comissão, composta pelos vereadores Antônia Carvalho, a Toinha do PT, Irismar Araújo Melo, Ilker Moraes, Adelmo Azevedo e Alécio Stringari ou Miguel Gomes Filho, o Miguelito, presidente do Poder Legislativo, para procurarem o prefeito por vários cantos da cidade para cobrar dele um cronograma de pagamento de salários.

A vereadora Irismar Melo lamentou que professores ainda não recebam seus salários e nem o reajuste de 9,83% foi colocado no contracheque dos servidores. Ela revelou que os vereadores tentaram entrar em contato com o prefeito João Salame para marcar reunião urgente, “mas consta que o telefone dele não existe mais”, disse, lamentando que crianças e adolescentes não tenham expectativa de quando as aulas vão recomeçar.

Ainda durante a reunião, o presidente Miguel Gomes Filho confirmou a formação da comissão de vereadores que vão aos lugares frequentados pelo prefeito (residência, prefeitura, entre outros) na tarde desta terça-feira em companhia de um grupo de professores. “Queremos dar uma resposta sobre o cronograma de pagamento de vocês até a tarde de hoje”, garantiu.