Câmara entrega 21 comendas em sessão solene

Personalidades recebem condecorações pelos serviços prestados

Vinte e uma personalidades foram condecoradas durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Marabá na noite desta quinta-feira, 14 de dezembro, pelos relevantes e valorosos serviços prestados nas mais diversas áreas e segmentos, em prol do município de Marabá.

A Mesa da sessão foi formada pelos vereadores Pedro Corrêa, presidente da Câmara, Irismar Melo, Cristina Mutran, Alecio Stringari e Badeco do Gérson.

Pedro Corrêa lembrou que as comendas são entregues àqueles que têm reconhecida atuação no município e que os 21 homenageados são merecedores de tal condecoração.

A vereadora Cristina Mutran foi a primeira a usar a tribuna e falou sobre seu homenageado, Raimundo Pereira Marinho, que tem atuado por muito tempo no ramo de peças para bicicletas, com a loja Bom Pedal, chegando em Marabá no ano de 1969. Raimundo recebeu o Título de “Amigo de Marabá”, concedido pela Câmara, pelo pioneirismo no comércio de ferragens no município. Ele também foi um dos fundadores do Lions Club de Marabá.

Ilker Moraes condecorou Airton dos Reis Pereira com a honraria de Cidadão Marabaense. Ele é professor da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e chegou a Marabá para trabalhar na Comissão Pastoral da Terra, da Diocese Marabá, em 2004. “A educação transforma o mundo e o conhecimento transforma pessoas”, finalizou o vereador.

Antônio José de Souza Brito recebeu das mãos do vereador Cabo Rodrigo o Título de Cidadão Marabaense. O homenageado encampou diversas mobilizações junto aos órgãos públicos, por serviços e projetos que proporcionassem desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da Vila Santa Fé, onde mora há 43 anos.

Priscila Veloso entregou o Título de Cidadã Marabaense a Dilza Luz Santana, que atualmente contribui muito para o crescimento da Igreja Assembleia de Deus em Marabá. A vereadora colocou que Dilza chegou a Marabá em 1967 e é uma mulher dedicada à obra de Deus, além de desempenhar um trabalho social relevante com famílias na Igreja.

Representando o vereador Beto Miranda, Miguel Gomes Filho homenageou Antônio Luiz Silva Soares com a condecoração de Cidadão Marabaense. O homenageado é pedagogo e tem ampla experiência na área da educação. Ele é diretor da Escola Pequeno Príncipe, que tem o 5° melhor Ideb do Pará.

O vereador Gílson Dias entregou a honraria de Cidadão Marabaense para Antônio Pinto Pereira, que foi um dos pioneiros da feira da Getúlio Vargas, sendo um dos idealizadores da mesma. “Conhecemos a luta dos companheiros e companheiras que são homenageados pela Câmara”, destacou Dias.

Antônio Vieira dos Santos, o Neném do Manelão, recebeu do vereador Nonato Dourado o título de Cidadão Marabaense. O vereador expôs serem justas as homenagens feitas às pessoas que se destacam por suas ações em prol da cidade. Neném tem destacada atuação no segmento pecuário na região e atualmente é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, onde foi reeleito para o segundo mandato, em 2017.

Irismar Melo homenageou Átila das Neves Portilho com a condecoração de Cidadão Marabaense. A vereadora explicou que o homenageado atua como comandante do 5° Grupamento Bombeiro Militar. Irismar destacou que Átila desenvolve ainda, no Corpo de Bombeiro, o projeto de cunho social “Programa Escola da Vida”, voltado para crianças e adolescentes que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. A vereadora lembrou por fim, que essa homenagem, na realidade foi feita no aniversário de Marabá, mas que só agora está entregando a ele.

Pedro Corrêa prestou justa homenagem, com a honraria de Cidadão Marabaense, ao pecuarista Braz Bueno, que durante 40 anos gerou muitos empregos, renda e impostos para o município de Marabá, tornando-se referência entre pecuaristas da região. O vereador observou que o condecorado sempre esteve envolvido nas causas sociais, por meio de apoio às instituições públicas, sem fins lucrativos e clubes de serviços.

Carlos Augusto Olivi recebeu o Título de Cidadão Marabaense do vereador Morivaldo Maçal. César é empresário há 25 anos e atualmente trabalha no ramo de postos de combustíveis.

Badeco do Gérson condecorou como Cidadão Marabaense Cícero Alves de Sousa. O homenageado já trabalhou na construção civil, exerceu o cargo de vice-diretor do Sistema Penitenciário de Marabá, estando hoje, como coordenador de infraestrutura da Secretaria de Educação, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Ray Athie entregou a Flávio Moreira Viana Rezende a honraria de Cidadão Marabanese, e destacou que ele sempre trabalhou na rede pública de saúde, como médico ortopedista. Atualmente, faz parte do quadro de funcionários do Hospital Regional Dr. Geraldo Veloso.

Miguel Gomes Filho, o Miguelito, prestou mais homenagem na sessão, desta vez entregando o título de Cidadão Marabense a Gérson Vilhena Gonçalves de Matos. Gérson é advogado há 34 anos, professor da Faculdade Carajás, membro da Comissão da Reserva do Tapirapé e é pastor evangélico há 40 anos. Miguel ainda colocou que o homenageado é membro do Grupo de Espeleologia da Fundação Casa da Cultura de Marabá, e possui relevantes serviços na área social.

Itacir Feuser recebeu o título de Cidadão Marabaense das mãos do vereador Alecio Stringari, pelos valorosos serviços prestados na área social em Marabá, onde, diariamente, a partir das 15 horas, distribui marmitas para diversas pessoas que fazem hemodiálise na cidade.

Irismar Melo voltou à tribuna para entregar a honraria de Cidadão Marabaense a Valdemir Fernille Girato, diretor geral do Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso. Valdemir tem ampla experiência em direção hospitalar e tem feito um grande esforço para que a população tenha, cada vez mais, um atendimento melhor naquela casa de saúde.

Márcio do São Félix prestou reconhecimento ao frei Ronaldo Gomes de Melo com o título de Cidadão Marabaense, pelos serviços e projetos com a juventude, levando-os à reflexão da fé em cada esfera da sociedade.

Tiago Koch homenageou Milton Rodrigues de Sousa, o Milton Maranhense, com a honraria de Cidadão Marabaense, pelas ações em prol da Vila União, na zona rural de Marabá, com atuação decisiva para a melhoria das condições de vida da população da Vila União, local onde foi pioneiro, participando de vários movimentos, reivindicando obras como construção de escola, praça, posto de saúde, asfaltamento da vila, construção da antiga delegacia, entre outras proposições e lutas.

Nonato Dourado representou o vereador Edinaldo Machado e entregou ao senhor Valdinar Ferreira Bezerra o título de Cidadão Marabaense por ter contribuído de forma significativa com o município de Marabá, através do Centro de Recuperação Evangélico Olaria de Deus (CREOD), cuidando e orientando pessoas.

Pastor Ronisteu entregou a Leila de Oliveira Araújo a condecoração de Honra ao Mérito pelos muitos serviços que prestou em Marabá.

No final da sessão, a Câmara prestou homenagem ao vereador Rodrigo Lima da Silva, o Cabo Rodrigo, que recebeu do parlamento o título de Cidadão Marabaense. Cabo Rodrigo chegou novo a Marabá, em busca de uma vida melhor. Começou a trabalhar na Obra Kolping e depois foi aprovado no concurso da Polícia Militar.

Atualmente, é vereador de Marabá e tem seu trabalho marcado pela atuação social e defesa dos direitos e deveres dos cidadãos. Além disso, tem forte atuação na defesa intransigente da melhoria da Polícia Militar e da segurança pública.

Representando todos os homenageados, a palavra foi concedida ao vereador cabo Rodrigo, que valorizou a atuação da Câmara em prestar justas homenagens aos cidadãos que exercem suas funções e se dedicam por uma Marabá melhor. Cabo Rodrigo disse que Deus sempre esteve ao seu lado e por isso ele se dedicou em fazer o bem para as pessoas da cidade.