Câmara entrega comendas pelo Dia Internacional da Mulher

por claudinho publicado 08/03/2017 10h06, última modificação 08/03/2017 10h06
Marcada por emoções, Sessão Solene contou com mais de 250 pessoas, entre elas as 19 homenageadas

A noite desta terça-feira, 7 de março, foi marcada na Câmara Municipal de Marabá pela Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade contou com mais de 250 convidados e foi presidida pela vereadora Irismar Araújo Melo, vice-presidente da Câmara Municipal de Marabá, tendo ao lado as colegas vereadoras Cristina Mutran e Priscila Veloso.
A sessão contou com a participação de diversas personalidades, entre as quais a atual Miss Pará, Fablina Paixão, o vice-prefeito Toni Cunha, sua noiva e secretária adjunta de Assistência Social, Lanuzia Lobo, entre outras.
A presidente Irismar falou da atuação destacada da mulher em vários setores da sociedade local e ressaltou que é preciso que mais espaços políticos sejam ocupados por elas. Na maioria dos discursos da noite, vereadores e outras personalidades fizeram questão de enfatizar o papel desempenhado pela ex-vereadora Julia Rosa, como exemplo de mulher que teve atuação destacada na política local, notadamente por seus seis mandatos como vereadora.
A presidente também apresentou um grupo de jovens que irão disputar, no dia 11 de março, o título de Miss Marabá 2017.
O presidente da Câmara, Pedro Correa, disse que quer ver mais mulheres ocupando funções politicas. “Aqui nesse parlamento, quando temos dúvidas sobre decisões a tomar, recorremos às mulheres, que são sábias e sempre apresentam sugestões coerentes”, ponderou.
O vice-prefeito Toni Cunha elogiou o Legislativo pelas homenagens às 19 mulheres e considerou a solenidade como especial, não apenas às comemorações relativas ao Dia Internacional da Mulher, mas porque na politica em Marabá há necessidade de momentos de ternura, apesar das adversidades e ideais opostas. “São elas que apontam os caminhos diferentes. Além de reconhecer as mulheres de nossa cidade que desempenham um papel belíssimo, é preciso que elas ocupem espaços de poder. Há mulheres que são onipresentes, que estão em todos os lugares, exigem melhores condições para o grupo e reafirmam as políticas em prol de todos. Nós, homens, falhamos na política. Se mulheres estivessem ocupando mais espaços, será que não teríamos uma sociedade mais justa? Talvez sim”, respondeu ele.
Entre as 19 homenageadas, algumas delas usaram da palavra para agradecer e para exaltar o papel da Câmara Municipal na luta por políticas para mulheres. A bispa Edna destacou que as mulheres que alcançaram seus objetivos foi porque tiveram condições iguais às dos homens.
“Em geral, temos as mesmas capacidades, mas não temos as mesmas oportunidades”.
Homenageada do cabo Rodrigo Lima, a sargento da Polícia Militar Kátia Rosana Dias Viana fez um desabafo em público. Lamentou a morte de uma capitã esta semana, a qual foi assassinada em casa pelo próprio esposo. “Para nós, isso foi terrível. Dentro dos quartéis, querem tratar a gente como se tivéssemos obrigação de possuir força a mais, só porque estamos no espaço que antes era só de homens. Lá, temos de ter cara séria, sem sorrir. A polícia mudou bastante, mas ainda há muito chão pela frente. Não estou querendo ferir nenhum dos homens. Deus deu espaço para os dois, mas vocês não fazem ideia do que é ser mulher, mãe, dona de casa e profissional ao mesmo tempo. Muitas mulheres precisam se sujeitar para usar o próprio corpo como arma para chegar a algum lugar”, lamentou.
A ex-vereadora Júlia Rosa agradeceu a homenagem da Casa onde atuou por 24 anos e lembrou que ajudou a construir uma das melhores Câmaras Municipais do Estado do Pará. “As leis que fizemos ficam e são determinantes para melhoria da qualidade de vida dos que vivem em Marabá”, disse Júlia.
Ao final da cerimônia, de forma surpresa, o presidente da Câmara Pedro Correa convidou todos os vereadores para entregarem jarros de orquídeas para as três vereadoras da atual legislatura.
As mulheres que receberam o titulo de Cidadã Marabense são: Aldemira da Costa, Aguiar de Carvalho, Antonia Aldineia Quadro dos Santos, Edna Lusia Souza Costa, Expedita Honório de Souza, Kátia Rosana Dias Viana, Maria Alves Pereira e Nara Mirian Mota Rodrigues Araújo.
A homenagem “Beta Moreira” foi entregue para Diodézia dos Reis Rodrigues, Emiliana da Silva Santos, Maria do Socorro Cavalcante, Maria Elenice Marques Alves
Maria Lúcia Costa Bichara, Marilza de Oliveira Leite e Vera Lucia Viana de Castro.
A comenda “Miriam Chaves” foi concedida para Júlia Maria Ferreira Rosa Veloso, Márcia Paz Costa, Maria das Graças Gomes de Sousa, Maria Yara de Almeida Lima e Neuza Aventura de Faria.