Câmara homenageia 21 personalidades com título de Cidadão Marabaense

Mais alta honraria do município é entregue em Sessão Solene com Plenário lotado

A Câmara Municipal de Marabá realizou na noite desta quarta-feira, 6, uma Sessão Solene em homenagem aos 103 anos de emancipação politico-administrativa do município. Na ocasião foram entregues comendas de Cidadão e Cidadã Marabaense a 21 personalidades, pelos relevantes serviços prestados, por décadas ou anos, nos mais diversos setores da sociedade, contribuindo, assim, para o enriquecimento da história e o desenvolvimento de Marabá.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, iniciou a solenidade dizendo da importância do trabalho desenvolvido por todos os homenageados para Marabá e destacou que a Câmara, ao conceder o título máximo do município, presta legítima e necessária homenagem aos que se dedicam a construir uma Marabá melhor de se viver. Reconheceu a importância da colaboração de todos. “Lembro aos presentes, que as honrarias concedidas por esta Casa são os títulos máximos deste município, onde apenas aqueles que têm reconhecido valor histórico para Marabá são agraciados”, enfatizou Miguelito.

A Mesa Diretiva da sessão foi composta pelo presidente da Casa, Miguel Gomes Filho, pelos vereadores Alecio Stringari, Gerson do Badeco e Pedro Correa, além do deputado estadual João Chamon Neto, juiz federal do Trabalho Jônatas Andrade e o representante da OAB, Adebral Lima Favacho Júnior.

Ao usar da palavra, um a um os vereadores foram apresentando seus homenageados e relatando a biografia de suas vidas e atuação na sociedade marabaense.

Pedro Correa ressaltou que a Câmara condecora quem tem trabalho por Marabá, com a outorga da comenda mais importante do município e reconheceu que há outras pessoas que também merecem a homenagem, mas que o título não é concedido a toda hora, apenas em ocasiões especiais.

Ronaldo Yara frisou que a Comenda de cidadão marabaense é dada a quem não é natural do município, mas a quem escolheu viver e contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Leodato Marques disse que todos os homenageados prestaram grandes trabalhos por Marabá e que o nome de todos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores, pelo entendimento de que possuem biografias de destaque na comunidade marabaenese.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado João Chamon Neto destacou a importância dos homenageados. “A Sessão Solene na Câmara é o ponto alto das comemorações do aniversário do município, porque faz parte do calendário das celebrações”. Ele mostrou aos presentes à sessão uma cópia da ata da instalação do município de Marabá em 1913, em que o nome de seu avô aparece em primeiro lugar numa relação de pessoas que tiveram a visão de fazer surgir um município que cresceria, entre eles, seu avô, João Chamon.

Além das homenagens o evento teve a participação especial da cantora marabaense Nilva Burjack, interpretando o Hino Nacional e o Hino de Marabá.

Logo após a sessão foi servido um coquetel e os participantes puderam acompanhar uma exposição sobre artefatos e objetos antigos, como máquinas de datilografia, fax, câmeras fotográficas, entre outros.

Os homenageados pela Câmara foram os seguintes: Abelardo Esteves Valente da Silva, indicado pelo vereador Pedro Correa Lima; Antônio da Silva Gonçalves, homenageado pelo vereador Ronaldo Batista Chaves; Delano Torres Beckemkamp, vereador Ubirajará Sompré; Edson Vila Nova, vereador José Sidiney; Emmanuel Wambergue, vereador Ilker Moraes Ferreira; Emmett Alexandre da Silva Moulton, vereador Orlando da Silva Elias; Enock Alves Gama Filho, homenageado pelo vereador Jhosy.

Gaspar Gomes de Lima, homenageado pelo vereador Gerson Augusto dos Santos Varela; Gilberto Soares dos Santos, vereadora Vanda Régia Américo; Gilson Alves Pereira, vereador Beto Miranda; Heilor Messias Corado, vereador Leodato Marques; João Dantas da Silva, vereador Guido Mutran Junior; Jônatas dos Santos Andrade, homenageado pelo vereador Miguel Gomes Filho.

Manoel Cláudio Furtado Veloso, homenageado pelo vereador Eloi Silva Ribeiro; Maria Alves de Almeida Alencar, indicada pela vereadora Maria de Nazaré Ribeiro de Alencar; Maria Socorro Oliveira de Almeida, vereador Adelmo Azevedo de Lima; Oscar Ferreira Nascimento, vereador Alecio Stringari; Paulo Liberte Jasper, vereador Coronel Antônio Araújo; Pedro Lanúcio Tavares da Silva, vereadora Irismar Nascimento Araújo Melo; Silvio Quirino da Silva, vereador Edivaldo Santos; e Williamson do Brasil de Sousa Lima, homenageado pela vereadora Antônia Carvalho de Araújo Albuquerque.