Câmara inicia sessões ordinárias com participação de autoridades

por André da Silva Figueiredo publicado 19/02/2020 08h55, última modificação 19/02/2020 10h44
General do Exército, secretários municipais e presidente da OAB prestigiam reinício das sessões legislativas
Câmara inicia sessões ordinárias com participação de autoridades

Sessão Ordinária

Na manhã desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, a Câmara Municipal de Marabá realizou a primeira sessão ordinária de 2020, com a participação de várias autoridades, entre elas Walmor Costa, chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá; general Carlos Henrique Teche, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; Ismael Gaia, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; e tenente coronel Marinho, sub-comandante do CPR II da Polícia Militar.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, abriu a sessão e deu boas vindas a todas as autoridades e destacou que o Poder Legislativo está empenhado em melhorar ainda mais o atendimento à comunidade, sempre melhorando as ferramentas de transparência dos atos da Câmara.

Ao fazer uso da palavra, Walmor Costa disse que o prefeito Tião Miranda agradece o trabalho que os vereadores vêm fazendo, auxiliando nos avanços que o município vem tendo nos últimos três anos. Disse que o gestor municipal tinha dois compromissos nesta terça-feira, um com a Caixa Econômica Federal e outro com representantes da Vale.

“Alguém disse recentemente que o Tião trabalha muito, mas não faz mais do que a obrigação. Mas fazer a obrigação não é nada fácil. A história de Marabá, nos últimos dez anos, mostrou isso de forma clara. vocês sabem do peso de ser vereador, porque são o elo entre o povo e o Executivo. Vocês têm uma enorme responsabilidade para com este município”.

O chefe de Gabinete fez um balanço das ações do Executivo, que inaugurou oito novas creches e está construindo mais cinco, permitindo que mais de 2.500 crianças sejam atendidas na cidade.

“Estamos em execução do maior projeto de drenagem que a cidade de Marabá já viu, com obras nas periferias da cidade, como na Folha 35. Foram retiradas 117 carretas de lixo da cidade no ano de 2017, assim que o governo assumiu. Foi assim também na Avenida Manaus, no Bairro Belo Horizonte, onde resolvemos problemas crônicos de alagamento, como em outros pontos de Marabá”, recordou Walmor.

Ele também recordou que em 2019, no Hospital Municipal de Marabá, foi realizada uma cirurgia de grande complexidade, fratura exposta e de alto risco, mas ocorrendo com grande sucesso. “O prefeito Tião Miranda não está pensando só nos pequeninos, mas também naquelas que são vítimas de acidentes de trânsito. Os melhores centros cirúrgicos de Marabá estão no Hospital Municipal. “Nunca na história de Marabá se trabalhou tanto”, concluiu.

Ismael Gaia, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, também enalteceu o Poder Legislativo. Ele parabenizou a prestação de contas da Câmara apresentada em forma de vídeo durante a sessão e também elogiou o trabalho da Escola do Legislativo.

“Os vereadores são, realmente, um elo de ligação do cidadão com o Poder Executivo. Nossa região é rica, mas com população pobre. Espero que a sociedade eleja este ano gestores e legisladores que trabalhem, como vocês estão fazendo”, sustentou Gaia.

O general Carlos Henrique Teche anunciou aos vereadores o 52 Batalhão de Infantaria de Selva recebeu 50 novos jovens para iniciar curso de oficial temporário do Exército Brasileiro. “Até pouco tempo atrás eles vinham de outras regiões, já formados. Até o ano passado eram 30, mas este ano aumentamos para 50 ingressos. Esta é uma experiência significativa para nós e para essa comunidade”.

O comandante aproveitou para convidar os vereadores para participarem, no dia 28 deste mês, da criação da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, a única que funcionará dentro de uma Brigada de Selva. “Cerca de 150 jovens vão atuar nesta companhia, os quais sairiam no final do ano passado, mas acabaram sendo engajados”.

Por fim, o general disse que acompanhou algumas sessões da Câmara no ano passado e percebeu que há seriedade no trabalho do Poder Legislativo em Marabá. Desejou um ano feliz para todos os vereadores, previu que este será um ano difícil, mas retornará em boas ações para a comunidade local.

No chamado Grande Expediente, os vereadores tiveram oportunidade de usar a tribuna para apresentar suas demandas, totalizando 48 matérias, entre projetos de lei, ante-projetos e requerimentos.