Núcleo de Articulação e Cidadania promove curso para entidades do Terceiro Setor de Marabá

Evento acontece em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá

O Núcleo de Articulação e Cidadania do Governo do Estado em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá iniciou nesta terça-feira, dia 22, o curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para organizações do Terceiro Setor. O objetivo é qualificar e instrumentalizar os participantes, colaborando para o desenvolvimento de competências que incluem planejamento de ações, acompanhamento e avaliação de projetos e compreensão dos mecanismos de captação de recursos disponíveis em nível federal, estadual e municipal para o Terceiro Setor.

A formação ocorre até 25 de agosto e está sendo realizada no auditório da Câmara Municipal de Marabá, de 13 às 18h, totalizando a carga horária de 20h. As inscrições foram realizadas através do site do NAC (Núcleo de Articulação e Cidadania) no endereço eletrônico www.nac.pa.gov.br, e, segundo os organizadores, alcançaram êxito total, com o dobro das inscrições previstas.

O curso tem como público-alvo gestores, presidentes, diretores, gerentes, supervisores e voluntários de organizações da sociedade civil, cooperativas, associações, profissionais liberais que atuam no Terceiro Setor, lideranças comunitárias e interessados no assunto. As aulas serão expositivas dialógicas, com estudos de casos, projetos e utilização de recursos tecnológicos. O conteúdo busca aliar conhecimentos teóricos e práticos que levarão à reflexão e a instrumentalização específica no campo da gestão.

A capacitação será ministrada pela instrutora Deíze Almeida Botelho, que é graduada em serviço social, especialista em métodos e técnicas de elaboração de projetos de intervenção social, especialista em saúde pública e mestra em dinâmicas territoriais e sociedade na Amazônia. Durante os dias da formação, ela vai está discutir com os participantes a gestão de projetos e estratégias e mecanismos para capacitação de recursos, como fontes de financiamentos, uso de mecanismos fiscais de incentivo à cultura.

O Núcleo de Articulação e Cidadania é ligado ao governo do Estado e atendeu a uma solicitação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, elogiou a Escola do Legislativo por fomentar a formação para fortalecer entidades que fazem parte do Terceiro Setor em Marabá, que tem potencial para gerar renda e um grande número de empregos no município. “Quando iniciamos nossa gestão, neste mandato, era de fortalecer a Escola do Legislativo, criamos uma coordenação. As organizações não governamentais exercem um papel preponderante no nosso município, mas lamentavelmente muitas delas não estão organizadas e, por isso, não estão aptas para formalizar parcerias com as instituições. Isso acontece porque falta conhecimento, organização e planejamento”, reconhece Pedro Corrêa.

O presidente também elogiou o envolvimento do vereador Márcio do São Félix, um dos proponentes da formação para gestores do Terceiro Setor e acredita que a formação redunda em melhoria da qualidade de vida da comunidade de uma forma geral.

A Diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, agradeceu às parcerias que tornaram possível a realização do curso de Elaboração de Projetos, entre as quais o NAC e o Gabinete do vereador Márcio do São Félix.

Alina Coelho Lisboa, coordenadora do Núcleo de Articulações e Cidadania, também enalteceu a Câmara, a Escola do Legislativo e o vereador Márcio do São Félix, por promover o curso de formação para ONG’s de Marabá e disse que o NAC tem atendido ao chamado de vários municípios do Estado e vem cumprindo seu papel formador.