Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Exército

por hugokol — publicado 24/04/2015 12h15, última modificação 14/04/2016 09h05
Evento foi marcado por entrega de comendas para militares que contribuem para o desenvolvimento de Marabá

Na noite desta quinta-feira, dia 23, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro. A cerimônia foi prestigiada por mais de 250 pessoas, a maioria militar, mas também por líderes religiosos, políticos e empresariais. Além de vereadores, participaram da Mesa Diretora dos trabalhos o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Anísio David de Oliveira Júnior; o secretário de Gestão Fazendária, Ricardo de Almeida Rosa, representando o prefeito João Salame Neto; o vereador Antônio Araújo, autor do Decreto Legislativo em homenagem ao EB; o capelão militar e primeiro tenente Adriano Correia da Silva; o comandante do 4º BPM, Sérgio Ricardo Fialho Andrade; e o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Marcos Victor Norat.
Ao proferir as bênçãos sobre a cerimônia, o capelão Militar relatou como o Exército vem contribuindo com a nação brasileira nos últimos anos e destacou a atuação da 23ª Brigada em várias ações em prol da comunidade de Marabá e região.

foto miguel

O presidente da Casa, Miguel Gomes filho, lembrou que a referida Sessão Solene é comemorada anualmente no mês de abril em homenagem ao Dia do Exército. Em seguida, foi apresentado no telão um vídeo institucional dos trabalhos que o Exército Brasileiro vem desenvolvendo na Amazônia, e que a 23ª Brigada é responsável por uma área de 990 mil quilômetros quadrados e abarca 133 municípios, compreendendo 11% do território nacional.

foto coronel

Ao usar da palavra, o vereador Antônio Araújo disse que ter sido autor da proposta do Decreto Legislativo em homenagem ao Exército o orgulha bastante. Ele reconheceu a importância do Exército para o País, com tantas missões que vêm sendo cumpridas em todas as esferas. “Em Marabá, sentimos a presença do Exército pelo apoio que dá à cidade e à comunidade. É hoje a segunda folha de pagamento do município, com mais de R$ 9 milhões. Mais do que isso, a entidade tem feito muitas ações em prol da comunidade, inclusive se envolvendo em projetos paisagísticos”, destacou.
Ainda na avaliação de Coronel Araújo, sem a mão amiga do Exército, a missão de apoiar os desabrigados seria mais difícil. “O EB nunca deixou de ajudar as vítimas das cheias por várias décadas. É uma honra estar aqui sob seu comando. Marabá tem dado sorte porque os últimos generais que passaram por aqui demonstraram carinho e apreço por nossa terra e nossa gente”, disse.

foto julia

A vereadora Júlia Rosa enfatizou que todas as democracias as instituições precisam permanecer fortes e que o Exército é um exemplo de entidade que se mantém firme com seus propósitos. “Sentimos a presença e defesa com a presença do Exército na região”, disse ela.
Júlia destacou também que o EB soube acompanhar a evolução da sociedade e da democracia, deixando de ser uma força fechada que veio de um processo dos anos de repressão durante a ditadura e depois se abriu para ajudar e apoiar a comunidade em várias de suas necessidades. “É a mão amiga que chega para socorrer quem precisa. No período da enchente, quem está lá há várias décadas são os caminhões e os homens do Exército”, reconheceu.
A vereadora destacou também que em 2013, quando o atual prefeito assumiu, havia situação caótica na área de saúde e um grupo cobrando da Secretaria Municipal de Saúde exames de mamografia a que toda mulher tem direito. E Marabá não prestava esse tipo de atendimento porque o mamógrafo do HMM estava quebrado há mais de dois anos. “Numa reunião na Câmara, através de pedido de entidades, reforçado pelo secretário de Saúde e Ministério Público, o Exército foi de novo a mão amiga para realizar mensalmente uma cota de exames de mamografia para atender mulheres que tinham suspeita de alguma anormalidade de malignidade”, enalteceu Júlia.

foto leodato

Por sua vez, o vereador Leodato Marques enfatizou que o Exército tem assumido a condição de protetor da pátria e de sua gente e lembrou que alguns governos militares ajudaram muito esta região com grandes obras como a Hidrelétrica de Tucuruí e até algumas menores, como o fortalecimento do Lar São Vicente de Paulo. “Continuem nessa disposição de trabalhar em prol da nação brasileira”, elogiou.
O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, revelou aos presentes que uma de suas filhas também sonha em servir o Exército como médica. “Vê que a 23ª Brigada de Infantaria de Selva representa 11% do território nacional me encheu de orgulho, porque a sede está em Marabá. A responsabilidade de vocês é muito grande e estou satisfeito por estarem aqui. Agradeço a vocês, do Exército, em nome do povo de Marabá”.
Miguel também elogiou a atuação destacada do coronel Paulo Cícero Jacinto de Meneses, chefe de Estado Maior, pela terceira vez servindo em Marabá. “Em 2010, ele foi homenageado como cidadão marabaense e representa muito bem o Exército”.
Falando em nome dos homenageados da noite, o general David Júnior destacou que durante seu tempo de caserna, poucas vezes viu homenagens tão importantes como esta. Agradeceu aos vereadores e afirmou que não existe nenhuma missão, tarefa ou função num sistema democrático que se aproxime tanto do povo quanto o trabalho dos vereadores. “Os senhores estão na ponta da linha, na frente do combate, fazendo o que todo bom político tem de fazer. Por isso, receber homenagem dos senhores é uma honra muito grande”.

foto david

Demonstrando humildade e dividindo as honras com sua tropa, o general David disse que recebeu recentemente o titulo de Cidadão Marabaense pelo trabalho bonito de todos os militares que fazem o Exército Brasileiro em Marabá. “Agora sou marabaense e todos os que estamos vivendo nesta cidade acolhedora precisamos fazer nossa parte”, destacou.

 

foto ricardo

O secretário de Gestão Fazendária, Ricardo Rosa, representando o prefeito João Salame, disse que a Câmara tem sido parceira e amiga do Poder Executivo Municipal. “Esta homenagem que se faz através de sessão solene, se reveste de enorme grau de justiça e humanidade com o Exército em nossa região. Primeiro porque ela é justa, considerando todo o trabalho que vem sendo feito na região desde a década de 1970. O EB faz parte da história deste município, com o apoio em trabalhos sociais, à Defesa Civil, reforma e construção de escolas”.
Além disso, sustentou o secretário, o Exército contribui com economia local, com cerca de 4 mil militares apenas em Marabá, injetando aproximadamente R$ 9 milhões por mês na economia do município. “O Exército sintetiza seriedade e ética que devem nortear as instituições deste País, com conduta ilibada enquanto instituição”, reconheceu.
Os militares homenageados na cerimônia desta quinta-feira com o título de Honra ao Mérito foram o general Anísio David de Oliveira Júnior, coronel Paulo Cícero Jacinto de Menezes, coronel médico Otávio José Ferreira Soares, tenente coronel Miguel Ângelo Pedroso de Vargas, 1º tenente Heyder Vierira Rolim e 1º tenente Marcelo Melllo de Menezes.
A Comenda Amigos de Marabá foi outorgada para o subtenente Gilmar Ramos Braga, 3º sargento Valbes de Jesus Rodrigues, 3º sargento Edson da Silva Peixoto, 3º sargento Manoel Messias Silveira Silva e o servidor civil Antônio Ferreira dos Santos.

foto homenageado

foto publico

 

 

 

 

 

 

foto entrada