Câmara vai homenagear equipe da Balsa do Centenário

por claudio — publicado 02/05/2013 08h50, última modificação 14/04/2016 09h06
Presidente Júlia Rosa e Ronaldo Yara elogiam iniciativa pioneira da FCCM

A vereadora Júlia Rosa antecipou aos seus colegas vereadores que na sessão da próxima terça-feira, dia 7, deverá ingressar com Requerimento de Projeto de Decreto Legislativo para concessão de homenagem à Fundação Casa da Cultura pela realização de uma viagem histórica da Balsa de Buriti pelo Rio Tocantins, saindo de Estreito-MA até Marabá, relembrando um dos primeiros meios de transporte que fortaleceram o comércio em Marabá e trouxeram muitas famílias dos estados do Maranhão e Tocantins. “Mesmo diante de tantos problemas ruins, tivemos uma equipe que resgatou nossas raízes históricas na navegação. “É uma equipe que trabalhou no silêncio. Houve boa receptividade de todos os municípios por onde a balsa passou. Nossa história está diretamente vinculada aos nossos irmãos do Maranhão. Eles que vieram para cá descobrir esse município recheado de riquezas”, reconheceu Júlia Rosa.

Ela disse que vai sugerir, através de Requerimento, o Título de Honra ao Mérito para a equipe que desceu o Rio Tocantins na balsa de buriti.

O vereador Ronaldo Yara considerou o resgate cultural com a balsa de buriti importante para a preservação da memória fluvial do município. Ele parabenizou o jornalista Ulisses Pompeu pela

realização do Diário de Bordo da balsa e pelo “profissionalismo, um filho digno de Marabá, com capacidade, que honra esse município”.

Júlia e Yara também teceram elogios ao secretário municipal de Cultura, Cláudio Feitosa pela programação do centenário de Marabá, sem ter colocado nenhuma propaganda enaltecendo a administração do município, mas sim as pessoas que fizeram a história da cidade. “Esse é um fato extraordinário na pessoa do Cláudio Feitosa. Da mesma forma como cobramos as ações, temos o dever de elogiar e incentivar o que está sendo bem executado. Devemos homenageá-lo também”, destacou Júlia.

Yara observou que Feitosa não aparecia nos palcos da programação do centenário, estava sempre nos bastidores, “organizando uma programação bonita e que orgulhou a todos”.