Câmara vai requerer ao Estado instalação da Delegacia de Homicídios em Marabá

por claudio — publicado 23/04/2014 15h45, última modificação 14/04/2016 09h06
Combate à criminalidade e à violência mobiliza vereadores em torno de melhoria para o sistema de segurança pública

Diante da grande onda de homicídios, o notório crescimento da violência e a grande preocupação e insatisfação popular com os últimos acontecimentos em Marabá e região, a Câmara Municipal de Marabá, na sessão desta quarta-feira, 23, decidiu por intervir, após uma reunião com representantes da segurança pública municipal, especificamente com a Polícia Civil, e solicitar, junto ao Governo do Estado, que seja instaurada em Marabá a Delegacia de Homicídios, onde segundo os vereadores, serão tratados apenas assuntos relativos a essa tipificação criminosa.

Os vereadores ainda manifestaram o desejo de que se desvinculem as delegacias da Mulher e da Criança e do Adolescente, criando, respectivamente, um local adequado e direcionado para os dois públicos. Além disso, os vereadores, em reunião agendada com o prefeito para a tarde de hoje, ainda vão requer que sejam consertadas as câmeras de vigilância no município. De acordo com os órgãos de segurança, elas auxiliam muito na elucidação de crimes e ainda na prevenção de outros.

Durante a sessão, a vereadora Vanda Américo apresentou requerimento verbal nesse sentido, visando à instalação das delegacias específicas para cada caso. “Precisamos urgentemente de uma delegacia de homicídios, não podemos continuar averiguando o crime de roubo de galinha no mesmo local de crimes hediondos como esse”. Para Vanda, só assim o município terá um resultado satisfatório na apuração dos casos de homicídios. “Vamos fazer um documento ao Governo do Estado solicitando essa ação em nome do Poder Legislativo. Marcaremos também uma visita ao secretário de Segurança Estadual para cobrar uma ação nesse sentido”, finalizou a vereadora.

Para o vereador Coronel Araújo, da reserva da Polícia Militar, Marabá é muito grande para estar nessa dependência. “Isso já existe em Belém e Ananindeua. A delegacia da mulher e da criança e do adolescente fecha às 18h. Durante a noite, os crimes são levados para a delegacia comum a todos”, lamentou o coronel.

Júlia Rosa, presidente da Câmara, disse que o Poder Legislativo Municipal cobra, mas também aponta soluções. “Temos que retomar efetivamente o funcionamento dessas câmeras de vigilância em nosso município. Nós percebemos que se as câmeras estivessem funcionando, já teríamos resolvido, provavelmente, o caso do Calixto e tantos outros crimes que assolam nossa cidade”. Para Júlia, é inadmissível que duas delegacias que tratam de assuntos tão diferentes e peculiares operem no mesmo espaço físico. “Não podemos compreender o funcionamento da Delegacia da Mulher (DEAM) e a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DECA) juntas; são áreas distintas”, alfinetou a presidente.

Júlia Rosa ainda afirmou que é necessário que o governo aja com celeridade e construa esses espaços para que haja uma eficácia maior na solução de crimes, e se freie a crescente da violência em Marabá e região. “Não podemos voltar ao passado, quando a violência imperava na nossa cidade. Além de cobramos o desmembramento da Delegacia da Criança e Adolescente com a da Mulher, temos que ter uma específica para homicídios e restaurar o funcionamento das câmeras de vigilância”.

Ronaldo Yara revelou que a incidência desses crimes está tão grande e se banalizou tanto, principalmente entre jovens, que os crimes hoje são pré-anunciados pelas redes sociais. “As igrejas são algumas das poucas entidades que trabalham a retirada do jovem das ruas e do crime. Por isso, independentemente da nomenclatura, mesmo sendo católico, apoio o trabalho feito por todas as denominações que ajudam nossa cidade”.