Câmara vira ponto de coleta de potes para aleitamento materno

por claudinho publicado 31/08/2017 08h48, última modificação 31/08/2017 08h48
Campanha visa aumentar a captação para o Banco de leite do HMI

A Câmara Municipal de Marabá incorporou a campanha de doação de leite materno e transformou-se neste mês de agosto em um ponto de coleta de potes de vidros para colaborar no aumento da captação de leite materno na cidade para fortalecer o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil. A campanha foi lançada na Câmara esta semana e logo na entrada do prédio há uma caixa em que servidores e visitantes do Legislativo podem depositar os recipientes.
Em um pronunciamento no início deste mês, a vereadora Cristina Mutran, que é médica, elogiou a atuação do Banco de leite do Hospital Materno Infantil e conclamou os colegas vereadores e pessoas que estavam no Plenário da Câmara. “Todos nós podemos contribuir e disseminar a prática de doação de leite. O Banco de Leite conseguiu, por dois anos consecutivos (2015 e 2016), o Selo Ouro da Unicef”, lembrou.
Neste mês, o Banco de Leite lançou a campanha “Agosto Dourado”, intensificando a conscientização sobre o aleitamento, objetivando à saúde da criança, diante da preocupação com a mortalidade infantil, com base na Lei 13.435/2017.
Segundo a nutricionista Lígia Viana do Carmo, coordenadora do Banco de Leite do HMI, até 2016, havia apenas uma semana para esse esclarecimento. A partir dessa lei, as ações serão efetivadas durante todo o mês de agosto, um maior tempo de convencimento para que mais pessoas abracem essa causa.
A programação do Banco de Leite inclui panfletagem em vias públicas, palestras nas unidades básicas de saúde e blitze educativas nos principais núcleos de Marabá; além da 1ª Caminhada e Corrida do Banco de Leite do HMI. A campanha será encerrada dia 2 de setembro, com o 2º chá beneficente do Banco de Leite Humano do HMI, no Salão Nobre do Círculo Militar de Marabá.
A propósito, as inscrições para a 1ª Caminha e Corrida do Banco de Leite estão abertas no HMI, com investimento de três potes de vidro vazios (café solúvel), com tampa plástica para armazenamento de leite.