Câmara volta do recesso e sessões reiniciam na próxima terça-feira

No dia 18, Legislativo realizará a primeira sessão ordinária do ano de 2014

 

Na próxima terça-feira, dia 18, os 21 vereadores da Câmara Municipal de Marabá voltam a participar das sessões ordinárias da Casa de Leis, ao final do recesso regimental. Durante o período ordinário, que se inicia no próximo dia 15 de fevereiro, são realizadas as deliberações e trabalhos regulares da Câmara, em dia, hora, e local pré–fixados no Regimento Interno do Poder Legislativo marabaense.

Independentemente de convocação, no período de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1° de agosto a 15 de dezembro, ocorrem as sessões ordinárias, sempre às terça e quartas-feiras, com inicio previsto para às 9 horas, exceto feriados.

As sessões ordinárias só poderão ser abertas com a presença de um terço dos membros da Casa e são divididas em quatro partes: pequeno expediente, grande expediente, ordem do dia e horário das lideranças.

Durante esse tempo, diversas proposições serão apresentadas pelos vereadores, e toda matéria é submetida à deliberação da Casa Legislativa: proposta de emenda, projeto, emenda, indicação, requerimento, parecer, ante-projetos, requerimentos, moções, todos de interesse da população.

Segundo a vereadora Júlia Rosa, presidente da Câmara, a  participação popular é fundamental no processo, porque a comunidade local tem a tradição de levar ao Legislativo - que é a ressonância das ruas - as reivindicações e fatos pertinentes ao bem-estar da sociedade marabaense.