Comissão de Desenvolvimento da Câmara reúne com titular da SEDEME

Vereadores fizeram apresentaram pauta de reivindicações e ouviram propostas do Estado para a região sudeste do Pará

Membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Marabá participaram nesta quinta-feira, dia 23, em Belém, de uma reunião de trabalho com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Iran Ataíde de Lima, para discutir uma agenda de ações do governo para Marabá e região, além de levar uma pauta de reivindicações para o titular da SEDEME.

Participaram da reunião os vereadores Cristina Mutran, Alecio Stringari, Thiago Koch e o deputado estadual Dirceu ten Caten.

Iran atualizou a comissão da Câmara de Marabá sobre o estágio atual do projeto de privatização da PA-150, principal corredor de escoamento da produção e ligação entre Marabá e Belém, além do projeto da Ferrovia Paraense. Ambos, segundo ele, estão sendo tratados como essenciais pelo governo do Estado para melhorar a logística e infraestrutura do Estado.

O secretário de Estado também revelou o esforço do governo para legalizar pequenas minas na região sudeste do Pará para que aumente a arrecadação de impostos deste segmento e diminua a clandestinidade. Inclusive, está tratando desse assunto com a direção da Vale, para garantir que a regularização seja efetivada.

Ao final da reunião, os membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico entregaram um ofício ao secretário Iran Lima, com uma série de demandas consideradas importantes e que precisam de respostas por parte do governo Estadual, como esclarecimento mais amplo sobre o projeto da usina de laminação, anunciada pela Vale e governo do Estado nesta quinta-feira, mas que não tem muitas informações até agora.

O documento também pede maior cuidado do governo do Estado para com o Distrito Industrial de Marabá, revitalizando aquela área e atraindo novas empresas.

Também fazem parte da pauta a hidrovia e derrocagem do Pedral do Lourenção, a pavimentação da Estrada do Rio Preto, situação crítica dos voos de acesso a Marabá, para que o Estado negocie com as companhias aéreas o aumento de voos e horários mais propícios.

Em relação à Estrada do Rio Preto, os vereadores Alecio Stringari e Tiago Koch, que conhecem bem a região, mostraram ao secretário a grande importância daquela estrada, com cerca de 600 km de extensão, que parte de Marabá e segue até São Félix do Xingu. Eles explicaram que ela nunca foi federalizada e acreditam que o governo do Estado pode contribuir em sua melhoria.

Alguns dos assuntos apresentados foram respondidos parcialmente durante a reunião e o secretário Iran Lima se comprometeu em fazer levantamento e, posteriormente, enviar documento com as respostas à Câmara.