Comissão de Educação vai apurar denúncias em escola

por claudio — publicado 20/05/2013 14h20, última modificação 14/04/2016 09h06
Diretoria estaria promovendo assédio moral em escola municipal

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Marabá vai à Escola Municipal João Anastácio de Queiroz na tarde desta segunda-feira, dia 21, para apurar a denúncia de que mãos que chegou ao Legislativo Municipal de que está havendo perseguição aos servidores.

A denúncia chegou em forma de carta e diz respeito ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela nova diretora, Jamirna Saraiva, que seria esposa de um suplente de vereador do Partido dos Trabalhadores. A carta foi lida pela vereadora Irismar Araújo Melo e diz que apesar de ter sido inaugurada há cerca de quatro anos, o prédio e as dependências da João Anastácio estariam sendo depredados por falta de pulso firme da direção. “A equipe da escola é boa, mas corre risco do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cair por conta da atual gestora que colocaram lá”, diz a missiva.

Os servidores que teriam enviado a carta falam da existência de assédio moral na escola, dizendo que cinco servidores já teriam sido ameaçados de serem devolvidos à Semed pela diretora Jamirna. “Em vários momentos ela diz que é esposa de suplente de vereador do PT”, diz a carta.

O relato diz ainda que em várias situações, as questões pessoais são usadas para tomada de posição por parte da direção. “Há falta de postura profissional, desrespeito às decisões coletivas; preocupação da equipe técnica da escola e com isso cai a qualidade do ensino”, denuncia a carta.

De acordo com a vereadora Irismar Melo (PR), pelo menos, 5 servidores já teriam tido conversas as portas fechadas com a diretora da instituição. “Falta postura profissional, respeito as decisões coletivas e além disso, ainda retira a autoridade do corpo técnico   e dos professores da escola”, denunciou Irismar. Dizendo que encaminhará essa denúncia formalmente a casa.

Para o vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito (PP), chegou a hora do prefeito tomar uma atitude no que diz respeito à Secretaria de Educação. “Existem muitas reclamações de vários vereadores, e é preciso que se apure os fatos”. Falando que não é possível que nos dias de hoje ainda haja perseguição e atitudes ditadoras nos governos.

Segundo o líder do governo municipal na Câmara, vereador Pedro Souza (PPS), houve uma reunião na semana passada em que esteve em pauta essas denúncias. De acordo com ele, a direção de gestão da educação, ele próprio e o prefeito participaram do encontro, e algumas providências foram definidas. “Até sexta-feira (24) as providências serão tomadas”, concluiu o líder do governo.

A carta revela que a diretora Jamirna Saraiva é concursada para a zona rural, mas estranhamente atua em escola de grande porte na zona urbana.

Todos os vereadores consideraram a denúncia grave e por isso o presidente da Comissão de Educação, vereador Ubirajara Sompré (PPS), disse que a os membros daquela comissão irão na tarde desta segunda-feira à escola João Anastácio e amanhã, terça-feira, vão se reunir para discutir este e outros assuntos relacionados à educação.