Comissão Especial de Desenvolvimento define pautas a serem debatidas

Vereadores querem chamar para rodada de conversa governo do Estado, Vale e Prefeitura de Marabá

Após a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 15 de maio, a Comissão Especial de Desenvolvimento da Câmara Municipal de Marabá se reuniu na sala anexa ao Plenário para discutir pautas prioritárias para o desenvolvimento socioeconômico do município de Marabá.

A presidente da Comissão, vereadora Irismar Melo, frisou a importância de apontar encaminhamentos que viabilizem maior investimento para Marabá.  Ela ainda colocou que no ano passado foi deliberado para a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento, com participação do Governo do Estado, Prefeitura, Acim, Câmara, entre outras entidades.

Irismar disse que é preciso que a Comissão participe ativamente dessas discussões, apesar de a Câmara não ter o poder ou a responsabilidade de execução. A vereadora expôs aos pares a necessidade de convidar o secretário de Indústria e Comércio de Marabá, Ricardo Pugliese, para falar um pouco sobre a situação do plano estratégico de desenvolvimento do município.

Os vereadores ainda discutiram da importância da minerado Vale prestar alguns esclarecimentos sobre a nova siderúrgica que a empresa estará anunciando para Marabá, com laminação de minério de ferro, de acordo com o que foi noticiado na grande mídia.  “Devemos discutir essa situação, inclusive, com o Governo do Estado. É preciso viabilizar o polo metal-mecânico e revitalizar o Distrito Industrial, a fim de atrair novos investimentos, construindo uma cadeia produtiva em torno da verticalização da produção de minério”.

Um dos membros da Comissão da Câmara, vereador Alecio Stringari, questionou o formato desse novo projeto de laminação da Vale e as condições em que será realizado.

Irismar Melo lembrou que é necessário que a Câmara se cerque de conhecimento desse projeto, para que sejam evitadas situações indesejadas, similares às ocorridas em um passado recente, que geraram expectativa frustrada na população.

Por fim, os vereadores definiram como pautas prioritárias para o desenvolvimento econômico de Marabá, nesse primeiro momento, as temáticas da construção do Porto Público; Ferrovia Paraense; condições de tráfego e asfaltamento da estrada do Rio Preto; implementação do polo metal-mecânico; Plano de Desenvolvimento Estratégico; revitalização do Distrito Industrial; Hidrovia e derrocagem do Pedral do Lourenção; viabilização de um de acesso ao Projeto Salobo pela estrada do Rio Preto; e levar para debate em Brasília, a situação dos voos em Marabá. 

A Comissão pretende manter uma agenda de reuniões junto ao Governo do Estado, Governo Municipal, Vale, ACIM e demais entidades afins, buscando avançar nos projetos de desenvolvimento para Marabá, objetivando melhorar as condições de logística e empreendedorismo para os produtores e atrair novos investidores para a cidade, melhorando a situação econômica do município, criando e ampliando a oferta emprego e melhorando a renda da população.

A Comissão é formada pela vereadora Irismar Melo, presidente; Ilker Moraes, secretário; e os membros Ray Athie, Cristina Mutran e Alecio Stringari.