Coordenação da Apae agradece apoio de vereadores na manutenção da entidade

por André da Silva Figueiredo publicado 29/08/2018 13h00, última modificação 29/08/2018 13h00
Emendas impositivas direcionadas pelos vereadores injetaram mais de R$ 260 mil nas contas da associação

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 28 de agosto, a diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marabá, Maria do Socorro Cavalcante, usou a tribuna para agradecer a grande contribuição dos alguns vereadores em destinar parte das emendas impositivas a que têm direito para ajudar na manutenção e ampliação daquela entidade, que cuida de crianças e jovens portadores de necessidades especiais.

Durante 30 minutos, Socorro Cavalcante relembrou aos vereadores e pessoas presentes ao Plenário da Câmara como as pessoas especiais passam por muitas dificuldades todos os dias em Marabá. Ela apresentou um vídeo com o histórico da Apae e os avanços alcançados pela entidade até hoje.
Ela também compartilhou as despesas diárias e disse que a única empresa pública que contribui com a Apae é a Prefeitura Municipal. “Não encontramos outros parceiros. Infelizmente, temos hoje 44 crianças, adolescentes e adultos que precisam de fisioterapia, 54 que aguardam um fonoaudiólogo e 81 que esperam por outras especialidades, totalizando 215 pessoas especiais que carecem de atendimento e não recebem”.
Socorro e outros membros da Apae vieram à Câmara pedir apoio pedirem ao prefeito Tião Miranda para celebrar um aditivo para atender essas 215 pessoas. “Lutarmos pela dignidade de quem necessita e não tem condição de reivindicar direitos. Mesmo com todas essas dificuldades, já atendemos 534 pessoas com deficiência este ano”, revelou.
Socorro informou aos vereadores que a Apae de Marabá é a instituição do movimento Apaiano que mais tem realizado atendimento no Pará. E para fazer frente aos atendimentos, além das contribuições de pessoas e algumas empresas, a entidade promove ações beneficentes todos os meses para arrecadar dinheiro para a instituição. “Servimos quatro refeições diariamente para cerca de 100 pessoas. A sociedade marabaense nos ajuda intensamente”.
Os vereadores Cristina Mutran, Irismar Melo, Alecio Stringari, Márcio do São Félix, Miguelito, Edinaldo Machado, Ilker Moraes, Pedro Corrêa Lima e Pastor Ronisteu Araújo doaram, juntos, R$ 262.173,00 para o ano de 2018 por meio de emendas parlamentares. Essa verba, segundo Socorro, será usada para aquisição de equipamentos e ampliação do setor de reabilitação.
Os vereadores usaram a tribuna para reverenciar o trabalho de referência que a APAE realizar em Marabá há mais de duas décadas. A presidente interina do Poder Legislativo, vereadora Irismar Melo, enalteceu o trabalho da Apae de Marabá e o esforço de seus colaboradores. Ela também elogiou os vereadores que contribuíram com a entidade ao destinarem emendas impositivas. “Estamos sensibilizados com o trabalho realizado diante dos desafios existentes. Vamos mediar um diálogo com o prefeito para expor as necessidades da entidade para assegurar a contratação de equipe técnica para os alunos da APAE”, garantiu.