Diocese de Marabá apresenta campanha da Fraternidade 2016 aos vereadores

Bispo Dom Vital Corbeline pede a vereadores que cobrem maior investimento no saneamento básico nas zonas urbana e rural

Na abertura da Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 29 de março, o bispo Dom Vital Corbeline usou a tribuna para falar sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, abordando a questão do saneamento básico no Brasil.

“A Campanha da Fraternidade é muito importante para a nossa Igreja, porque sempre quer trazer um tema de reflexão, um tema atual, para que a Igreja, cumprindo o seu papel de uma voz profética, possa ajudar a iluminar as questões que envolvem a vida do povo”, declarou o bispo ao apresentar a Campanha, que será ecumênica, tendo a participação de diversas igrejas cristãs.

De acordo com o bispo, o documento da Campanha está todo baseado na encíclica do Papa Francisco, “a primeira encíclica que um Papa escreve tratando especificamente das questões do Meio Ambiente”. O bispo também comentou que o tema foi preparado há dois anos. “Mas ele se torna quase que uma voz profética em meio a toda a situação que nós estamos vivendo, como a questão da epidemia da dengue, do vírus zika, que é um problema de saneamento, de saúde pública”, disse.

O bispo também falou sobre a história do profeta Amós e do lema da Campanha da Fraternidade (“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” – Am 5:24).

Dom Vital apresentou dados sobre os problemas causados pela falta de saneamento no Brasil, além de relacionar o tema com a questão da crise hídrica enfrentada pelo Brasil nos últimos anos. “A Terra é um presente de Deus e nós estamos destruindo esse presente”.

O religioso finalizou sua palavra dizendo que a responsabilidade do saneamento básico é do poder público e dos vereadores em cobrar e criar leis, mas também é de cada um de nós, com pequenos gestos como fechar a torneira enquanto escova os dentes e reciclando lixo. “São questões de consciência que nós precisamos mudar e nós, como Igreja, queremos dar as mãos ao poder público para que possamos ampliar esse serviço na cidade de Marabá”, destacou o bispo, sugerindo a realização de uma audiência pública sobre o tema.

Governo municipal deve se preocupar com bairros mais carentes, por causa da água das chuvas.

O bispo sugeriu criação de cooperativa de reciclagem de lixo para que várias famílias carentes da cidade possam melhorar a sua renda.

O vereador Ronaldo Yara Elogiou trabalho da Igreja Católica, que neste ano agrega outras igrejas em prol do bem comum. “O trabalho que as igrejas têm feito neste País tem ajudado muita gente em vários aspectos, inclusive de conscientização e espiritualidade na vida das pessoas, para que possam melhorar a qualidade de vida. Como católico, fico feliz de ver essa unidade entre as igrejas, porque em Marabá há um processo de conscientização para melhorar a sociedade”.

Leodato Marques reconheceu a importância da campanha da Fraternidade 2016 e disse que a Igreja tem a responsabilidade de orientar os seus membros para que ajudem na melhoria da coleta do lixo, colocando o lixo na hora certa.

Ilker Moraes reclamou que a qualidade da água que tem chegado às residências da cidade, principalmente na Marabá Pioneira, está abaixo do recomendável. Elogiou o tema da Campanha da Fraternidade e disse que apresentou projeto este ano para melhorar a qualidade a coleta de lixo na cidade.