Elmar diploma membros do Parlamento Jovem

por André da Silva Figueiredo publicado 31/08/2021 11h55, última modificação 31/08/2021 12h21

Durante evento nesta segunda-feira, 30 de agosto, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá realizou a sessão de diplomação e posse de 21 dos 29 membros do Parlamento Jovem, projeto que está sendo difundido pelo País por uma iniciativa da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Pedro Corrêa; os vereadores Márcio do São Félix, Cristina Mutran e Frank do Jardim União; Rafael Laredo, secretário regional do Tribunal de Contas do Pará; Magno Barros, diretor da 4ª Unidade Regional de Educação; e a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva.

Márcio do São Félix representou o Parlamento adulto e disse aos jovens que eles terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a Casa do Povo. “O parlamento é onde se debate os problemas da cidade. A Elmar é uma referência nacional nas mais diversas áreas. Vocês compõem o primeiro Parlamento Jovem. Pela experiência, perceberão as dificuldades que os vereadores têm enfrentado em seus mandatos. Ao saírem daqui, a opinião de vocês será totalmente diferente, com o olhar mais criterioso e embasado”, avisou.

Rafael Laredo disse que esse projeto foi levado à Câmara Municipal de Belém por ser muito bom. “Falar de juventude é falar de sonhos, e a sala de aula é um local para sonhar. Essa é uma missão de todas as instituições. E nós, do Tribunal de Contas, participamos disso, para que sonhos continuem a ser realizados”.

Magno Barros analisou que o Parlamento Jovem é um projeto relevante, principalmente nesse momento de grande embate democrático. “É bom termos jovens para ajudar a fortalecer a democracia. Um dos papeis da escola é trabalhar o conhecimento de fato, para sairmos do achismo, para não sermos facilmente manipulados. A educação liberta nessa questão. Temos de ter a preocupação de combater a ignorância, a ciência deve falar mais alto. Não podemos regredir ao tempo das cavernas”, salientou.

Gabriela Silva destacou a diferença do projeto Câmara Mirim para o Parlamento Jovem. Explicou que o primeiro ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, porque envolve alunos do ensino fundamental. Já o Parlamento Jovem é para os estudantes do Ensino Médio, que já votam, para trabalhar a questão política e participação ativa. “Ficaremos aqui até novembro”, anunciou.

A composição da Mesa Diretora ficou assim: MIlca Moares, presidente; Allysson Torres, primeiro vice-presidente; Gerson Alves segundo vice-presidente; Rafaela Oliveira como primeira secretária; Anny Estefany na segunda secretaria; e Thássila Oliveira na terceira secretaria.

“É notória a árdua tarefa do Poder Legislativo hoje. Devemos divulgar ao povo nossa verdadeira missão, que é fiscalizar, debater, discutir e promover leis, ou seja, legislar para essas pessoas, com foco em quem nos garante esse privilégio. Afinal, o poder vem do povo e deve ser devolvido ao povo”, disse Milca em seu primeiro discurso como presidente.

Abaixo, veja a lista de todos os membros do Parlamento Jovem de Marabá:

1. 1.

ADRIANA FERREIRA DA SILVA