Elmar ministra oficina de técnica legislativa para vereadores mirins

Diretora da escola mostra como funciona o Poder Legislativo e alunos apreciam ensinamentos

A Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR) realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, mais uma ação do Programa Câmara Mirim, com a participação dos 21 vereadores mirins que compõem a atual legislatura. O tema do evento foi “Conhecendo o Poder Legislativo: Oficina de Técnica Legislativa”, onde houve uma palestra da diretora da ELMAR, Gabriela Pereira Silva.
Através de apostilas e slides, a diretora abordou temas como política, democracia, divisão e relação dos Poderes, além de exemplificar, na prática, a importância de cada um. Foi foco também da palestra, mostrar e falar um pouco sobre as funções das Câmaras Municipais e dos vereadores, além dos direitos e deveres dos edis, mostrando como surgem e são aprovadas as leis.
Por fim, Gabriela falou do funcionamento da Câmara Municipal de Marabá, desde as sessões e sua organização, até a formatação de documentos e matérias legislativas, como requerimentos, projetos e anteprojetos de leis, memorandos e ofícios.
Os vereadores mirins debateram e falaram um pouco da experiência de estar participando do projeto Câmara Mirim e Constituição em Miúdos. Yasmim Lauany Chaves Farias disse que tem aprendido muito, principalmente com a leitura do livro Constituição em Miúdos. “Estou sabendo cada vez mais sobre a política, o que tem ajudado no meu desenvolvimento”.
Thaylla Souza Cavalcante destacou também que tem aprendido muito com o livro Constituição em miúdos e a experiência de ser uma vereadora mirim. “ Passamos a ter maior conhecimento dos temas que trata o livro”.
Na próxima semana, a ELMAR realizará diversas atividades na Câmara, entre as quais destacam-se as visitas de turmas do CIAM, UNIFESSPA e Escola Irmã Theodora à sede do Poder Legislativo e realização de curso de Técnica Legislativa para os vereadores mirins.