Em cerimônia, Câmara homenageia 45 “Mulheres que inspiram”

por André da Silva Figueiredo publicado 28/03/2018 12h59, última modificação 28/03/2018 14h32

Na noite desta terça-feira, dia 27, a Câmara Municipal de Marabá realizou cerimônia para celebrar e homenagear 45 mulheres que contribuem para o desenvolvimento da comunidade marabaense.

A presidente da Câmara em exercício, Irismar Araújo Melo, abriu a cerimônia e passou a direção do evento à colega Priscila Veloso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá. “Nos movimentos, elas estão na luta por justiça, que venceram tantas barreiras, como a violência, doenças e contribuem com a comunidade marabaense. É esse perfil de mulheres que estamos homenageando nesta noite, as quais representam tantas outras que nos inspiraram igualmente”, disse Priscila Veloso.

Também fizeram parte da Mesa Diretora da cerimônia os vereadores Cristina Mutran, Mariozan Quintão, Cabo Rodrigo, além do juiz de Direito Alexandre Arakaki, da Vara da Mulher e do vice-prefeito Toni Cunha.

Com singeleza, o evento também contou com apresentações artísticas, através de canções interpretadas por Raquel Leal e Sarah Peixoto, de poesia com Ana Délice e monólogo com Patrícia Almeida sobre a força feminina.

Outros vereadores que prestigiaram a cerimônia foram Beto Miranda, Nonato Dourado e Alecio Stringari.

Juíza Renata Guerreiro, da Vara Criminal de Marabá, disse que o Judiciário de Marabá tem procurado oferecer aos jurisdicionados o melhor serviço. Disse que o evento só foi possível graças aos avanços conquistados pela luta das próprias mulheres. “Hoje, decidimos o que queremos e somos donas de nossos próprios destinos. Este não é apenas um evento social, mas político e de valorização da força da mulher de Marabá”.

Wilma Lemos disse que as mulheres estão fazendo deste município e estado um lugar melhor para todos viverem.

Nadjalúcia Oliveira, secretária municipal de Assistência Social, disse que este evento é a culminação de uma série de atividades reflexivas realizadas durante este mês. “Estamos rompendo com a cultura machista dominante. Temos aqui representadas mulheres de vários segmentos e desejamos que mais mulheres consigam cargos no Executivo, Legislativo e Judiciário para que possamos nos livrar das muitas mordaças que ainda existem na cultura brasileira”.

Ao final da cerimônia, houve sorteio de brindes entre os presentes e um coquetel foi oferecido a todos.

Maria Onete agradeceu a Deus pela força para trabalhar. Rememorou audiência pública realizada neste mês e disse que acompanha a realidade de muitas idosas com o projeto conviver e anunciou que em breve será inaugurado um abrigo para idosos coordenado pela Prefeitura, para o qual foi convidada para coordenar.

Bernadete ten Caten falou da luta pelos direitos das mulheres. Entregou rosa ao companheiro Luiz Carlos Pies e elogiou seu marido pela forma carinhosa e respeitosa com que sempre foi tratada pelo esposo.

A empresária Sueli Lara elogiou as mulheres que têm capacidade de se reinventar em cada etapa da vida e também homenageou as três vereadoras da atual legislatura (Irismar, Priscila e Cristina) e que representam todas as mulheres do município, assim como as ex-vereadoras Júlia Rosa e Bernadete ten Caten.

Último  a falar, o vice-prefeito Toni Cunha reconheceu que os homens têm falhado em casa, no trabalho e, também, na política. "Os homens não têm conseguido realizar as reformas que a sociedade precisa, então as mulheres têm de ocupar os espaços para realizar essa transformação", destacou.