Escola do Legislativo realiza 4ª Sessão do Projeto Câmara Mirim

Alunos-vereadores prestam relatório de atividades político-educativas que têm realizado em suas escolas

Na quinta-feira, dia 25, a Escola do Legislativo realizou a 4ª Sessão Ordinária do Projeto Câmara Mirim, sob a presidência da jovem Gabriela Castro. A cerimônia contou, ainda com a participação dos demais vereadores mirins do ano de 2018, de estudantes de várias escolas e dos vereadores adultos Pedro Corrêa Lima (presidente da Câmara Municipal), Miguel Gomes Filho (autor do projeto) e Priscila Veloso (presidente da Comissão dos Direitos da Mulher).

Durante a sessão, a presidente da Comissão Mirim do Direito da Mulher, Neyane Bianca, da Escola Geraldo Veloso, disse que durante o mês de outubro foi trabalhado o tema “direito das mulheres” nas escolas Deuzuíta Melo de Albuquerque, Geraldo Veloso e São Félix, abordando especificamente a violência doméstica. Foram realizadas palestras nas três escolas durante o referido mês, com teatro e dinâmica, entrega de brindes com as mulheres das escolas.

Inclusive, na sessão, os estudantes fizeram apresentação de uma peça baseada em Artemisa, que recebeu bastantes elogios e aplausos dos presentes. Já a Comissão de Saúde, presidida pela vereadora mirim Sara Nogueira, da Escola Paulo Freire, também apresentou os resultados das atividades realizadas por meio de vídeo do projeto realizado na escola Irmã Theodora. O encerramento ocorreu com uma apresentação musical.  

Em seguida, Daniele Vale, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), usou a tribuna para informar sobre os projetos que estão sendo executados nas áreas de saúde e lazer, atendendo cerca de 500 pessoas de vários bairros. Disse que há 11 academias esportivas espalhadas na cidade e que isso tem colaborado para a saúde da comunidade.

A presidente da Comissão de Direito da Mulher da Câmara, Priscila Veloso, elogiou a atuação desenvolvido pela Escola do Legislativo pelo trabalho com adolescentes e jovens, que passam a sentir o que de fato acontece no Poder Legislativo. “Vocês nos inspiram a fazer melhor nosso trabalho. Atuamos muito na garantia dos direitos da mulher na saúde, melhorando a oferta de serviços no CRISMU e nos demais centros de saúde da cidade”.

Priscila também conclamou as meninas presentes à sessão para que se preparem para se candidatarem a cargo eletivo. “Somos a maioria de votantes, mas a minoria em representatividade na política. Nós, mulheres, estamos em todos os segmentos da sociedade e a política precisa de vocês, também”.

 O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, elogiou a Escola do Legislativo e agradeceu aos parceiros, entre os quais a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Esporte e Lazer. Avaliou que a quarta sessão ordinária da Câmara Mirim mostra que o projeto tem continuidade e disse que a atuação dos vereadores mirins o enche de orgulho porque têm demonstrando que estão preocupados com vários temas da comunidade local, como meio ambiente, saúde, educação e cultura. “Com a dedicação e comprometimento de cada um de vocês teremos uma Marabá cada vez melhor”.

Em relação ao projeto Outubro Rosa, lembrou que a Câmara está engajada nessa campanha há alguns anos e o envolvimento dos estudantes, com o projeto Câmara Mirim, amplia ainda mais esse envolvimento.