Escola do Legislativo realiza sessão de diplomação dos vereadores mirins 2018

por claudinho publicado 10/04/2018 10h47, última modificação 10/04/2018 10h47

Na manhã desta segunda-feira, 9, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão de Diplomação de vereadores mirins para a legislatura de 2018. Ao todo, 32 estudantes de 8 escolas foram diplomados e serão empossados no cargo no dia 22 deste mês de abril. A cerimônia foi presidida pelo vereador Gustavo Andrade, da legislatura de 2017 e contou ainda com a participação de dezenas de pessoas.
Ao usar da palavra para saudar os novos vereadores, o presidente da Casa, Pedro Corrêa Lima, parabenizou o presidente Gustavo de 2017 e destacou que a Câmara Mirim é um dos principais projetos do Poder Legislativo e se mostrou emocionado por ver tantas escolas participando do processo. “Quando iniciamos esse projeto, a ideia era que desde cedo o cidadão marabaense tivesse consciência sobre política. Todos nós temos parcela de responsabilidade sobre a cidade onde vivemos. Nós, vereadores seniores, vamos abraçar a causa de vocês”, disse.
A vereadora Irismar Melo, vice-presidente da Câmara, saudou a todos os 32 vereadores mirins recentemente eleitos em suas escolas e lembrou que em 2017, a experiência foi importante para muitos adolescentes envolvidos no projeto. “Soube que o Gustavo quer ser senador e isso é importante, ter sonhos com a política. Reconheço que a Semed tem sido parceira da Câmara tenho de destacar o empenho e apoio do presidente Pedrinho Corrêa por dar liberdade para a equipe da Escola do Legislativo trabalhar”.
O vereador Nonato Dourado reconheceu que o cenário político está sendo desgastado no Brasil, mas o trabalho de formação de uma nova geração vai atrair homens e mulheres com compromisso com a nação. “Honestidade e transparência dos atos têm de estar acima de tudo”, destacou.
A vereadora Priscila Veloso disse aos novos eleitos que o vereador é sempre procurado quando há problema na cidade. “O projeto da Escola do Legislativo é importante e deve ser mantido. Os novos participantes terão um longo ano de trabalho pela frente e tenho certeza que vão desempenhar bem seu papel”.
O pastor Ronisteu Araújo parabenizou a Câmara pela iniciativa de trazer escolas para o espaço do Poder Legislativo para que alunos participem de processo democrático do País, exercendo cidadania ativa e passiva. “Educação é o meio pelo qual podemos vivenciar transformação na vida das pessoas. Vivemos cenário desastroso, fantasmagórico, mas quando vemos essa geração sentada na Câmara, vemos que ainda há esperança”, elogiou.
Pedro Chaves, coordenador de Formação da Semed, disse que a Secretaria de Educação está satisfeita com a parceria com a Câmara Municipal envolvendo o Câmara Mirim e o Constituição em Miúdos, dois projetos valiosos para a educação marabaense.
Também participaram da solenidade os vereadores Cabo Rodrigo, Alecio Stringari e Ilker Moraes. Gabriel Silva, diretora da Escola do Legislativo, antecipou que duas vereadoras recentemente eleitas são pré-candidatas a presidente da Mesa Diretora em 2018 e já estão articuladas para montar chapas para eleição no dia 22 deste mês.