Exército recebe honraria na Câmara

por claudio — publicado 19/04/2013 11h27, última modificação 14/04/2016 09h07
Mais de 200 militares estiveram presentes na sessão solene que concedeu o título de cidadão marabaense ao general-de-brigada da 23ª Infantaria de Selva

Em reconhecimento ao grande papel desenvolvido pelo Exército Brasileiro (EB) ao longo da história centenária de Marabá, no auxilio a comunidade marabaense em diversos momentos e nas mais diversas áreas, a Câmara Municipal de Marabá, através de uma proposição do vereador Antônio Araújo (PR), o coronel Araújo, e ratificada por todos os membros da casa, conferiu ao EB, através da 23ª Brigada de Infantaria e Selva, o título de “Amigo de Marabá”. Na mesma Solenidade, foi outorgada a honraria de “Cidadão Marabaense”, maior comenda do município, ao general-de-brigada, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

Idealizador do evento, Araújo lembrou a importância que o Exército tem na região, nos trabalhos sociais e na economia, com a contratação de milhares de militares, que gastam seus vencimentos no comércio local. Além disso, de acordo com ele, o EB, através da 23ª Brigada, tem inúmeros serviços prestados ao município, como a reforma das escolas, atendimento na área da saúde, apoio aos desabrigados e na orientação dos órgãos de segurança do estado e município.

O vereador disse também, que o EB, sobretudo, é de fundamental importância para o resguardo da soberania do povo, além de ter tido papel de destaque na integração nacional e colonização dessa região.

Araújo se reportou também ao general Theophilo, a quem julgou ser merecedor da honraria, pelo empenho em servir e no apoio a comunidade marabaense. “Em tão pouco tempo, pudemos notar sua dedicação com a nossa cidade, sua atuação tem feito a diferença no auxílio a nossa população”, finalizou.

Gilsim Silva (PP) falou da participação do EB na manutenção da independência do País, em operações por todo o território brasileiro, inclusive em Marabá.

Gilsim ainda fez referência à comenda entregue ao general. “Hoje o senhor passa a ser cidadão marabaense de direito, e não apenas de fato”.

Alecio Stringari destacou que o exército é o segundo maior empregador em Marabá. “A instituição é parceira e amiga da cidade, e contribui em muito com o desenvolvimento da região”, disse Stringari.

Júlia Rosa, presidente da Câmara, falou do reconhecimento que a sociedade marabaense tem ao Exército Brasileiro. “A 23ª tem nos ajudado ao longo dos anos nos mais diversos gargalos sociais”. Completando ainda, que o dia 18 de abril, passa a fazer parte do calendário oficial da Câmara, com a sessão solene alusiva ao dia do Exército. “Essa data será comemorada não apenas esse ano, mas durante os anos seguintes”.

Estevam Theophilo, general-de-brigada da 23ª Infantaria de Selva, agradeceu tamanha honraria que o povo de Marabá lhe conferiu, dizendo ser, a partir de agora, maior ainda seu compromisso com o desenvolvimento da região. “Temos só em Marabá mais de 2.200 homens, que contribuem com a economia”.

Theophilo disse ainda, que o EB existe para servir o povo brasileiro, trabalhando sempre em parceria com a população. “Ontem mesmo fizemos uma ação na Praça Duque de Caxias, em parceria com a Prefeitura, onde ajudamos no atendimento médico, odontológico, pediátrico, entre outros”

De acordo com o general, a mão amiga da 23ª Brigada é extensiva a toda a sociedade, trabalhando para a melhoria de vida da população. “Espero fazer a diferença durante a minha passagem por Marabá”, completou Theophilo.

A Comenda “Mão Amiga” foi entregue ao descendente indígena, cabo (CB) Marcelino. Logo após, os vereadores e o representante do Poder Executivo Municipal, Dr. Odilon, entregaram ao general a comenda de “Cidadão Marabaense”.