Forças de Segurança são homenageadas em Sessão Solene

Câmara entrega títulos de Cidadão Marabaense e Honra ao Mérito para 15 militares

Na noite desta terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal das Forças de Segurança Pública do Estado do Pará para homenagear a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ao abrir a Sessão Solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Corrêa, deu boas vindas a todos e fez questão de citar os nomes do vereador Miguel Gomes Filho e do ex-vereador Coronel Antônio Araújo, autores do projeto de lei que deu origem à referida sessão solene.

O vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, destacou que o projeto de homenagem aos militares tramitava pela Câmara desde 1997, mas só foi aprovado em 2015. “Cada vez que a gente ia votar o projeto, acontecia alguma coisa e ele era engavetado. Quando o Araújo (Antônio Araújo, ex-vereador) assumiu, tivemos força para aprová-lo. Sem vocês, que compõem a força de segurança pública, nossa cidade seria terrível. Poucas pessoas reconhecem isso. Vocês arriscam suas vidas em prol da população e isso tem de ser reconhecido. Agradecemos a todos em nome do povo de Marabá”, destacou.

O vereador Cabo Rodrigo disse que está na Polícia Militar desde os 19 anos de idade e dedica maior parte de sua vida laboriosa a esta corporação. 

Ismael Gaia, representante da Subseção da OAB em Marabá, reconheceu que as forças de segurança do Estado são importantes para este município. Disse que a OAB cobra melhor aparelhamento das policias para desenvolver seu trabalho. Manter a ordem nas condições atuais é desafiador. “A Ordem dos Advogados está de portas abertas para ouvir das demandas de vocês, relacionadas à estrutura. Esta homenagem é mais que justa nesta noite”, disse.

Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional, disse que tem prazer de integrar a força de segurança do município e desde 2017 os órgãos de segurança que têm atuação em Marabá se reúnem toda quarta-feira para discutir as demandas comuns. Com isso, o número de mortes diminuiu no município e esta integração tem sido benéfica para a comunidade, com fiscalização permanente.

Reduziu número de leitos ocupados por pessoas envolvidas em acidentes no Hospital Regional. Parabenizo as forças federal, estadual e municipal por esse trabalho relevante, passando sensação de segurança para os munícipes.

Corregedor Geral da Polícia Civil, delegado João Bosco, elogiou a Câmara por ter promovido a cerimônia de homenagem ao sistema de segurança pública. Disse que nasceu em Marabá e que a missão do policial é árdua. “Quando o policial acerta, está apenas cumprindo seu dever, mas quando erra, o mundo despenca sobre sua cabeça. A palavra integração tem de ser não apenas enaltecida, mas enfatizada no dia a dia”, disse João Bosco.

Tenente Coronel Furtado disse que há 25 anos como militar, se disse honrado de representar a PM na cerimônia promovida pela Câmara Municipal. “Nesta data, em que se comemora 200 anos da Polícia Militar, estou muito orgulhoso do trabalho que desempenhamos. A partir deste momento, aumenta ainda mais o compromisso dos senhores com este município. Recebi esse título em outra ocasião e me sinto orgulhoso por isso”, destacou.

Corregedor regional da Polícia Civil, delegado Victor Leal, disse que os agentes de segurança pública que atuam em Marabá estão lisonjeados com a homenagem promovida pela Câmara Municipal e avalia que este é um momento de sucesso para todos os homenageados.

O juiz Marcelo Andrei Simão Santos disse que tem convivência próxima com os policiais e o reconhecimento feito na Casa de Leis é justa, porque eles exercem um papel de destaque na sociedade local. “Muitos dos senhores tiveram trabalho duro nos últimos anos e o sucesso chega em forma de homenagem da sociedade, por meio do Poder Legislativo. Continuo disposto a trabalhar de forma integrada ao lado dos policiais”, disse o magistrado.

O vereador Nonato Dourado também parabenizou a Policia Militar pelos 200 anos de atuação no Estado do Pará e agradeceu pelo trabalho que as forças de segurança têm feito para garantir a lei e a ordem em Marabá.

O vereador Tiago Koch exaltou o trabalho que os policiais desenvolvem na zona rural, em comunidades distantes da cidade. Lembrou como a PM atuou para acabar com situações de assaltos permanentes que ocorriam na região do Rio Preto, tendo à frente o atual sub-comandante do CPRII, tenente coronel Furtado.

Major Átila Portilho, comandante do Corpo de Bombeiros em Marabá, também agradeceu pela homenagem aos representantes de sua tropa e disse que o Corpo de Bombeiros tem atuado de forma incisiva. “Esta é a primeira homenagem que as forças de segurança recebem num município deste Estado e eu tenho a honra de apontar militares dos Bombeiros. Fazemos parte de três importantes instituições para nossa sociedade”, salientou.

Para o vereador Márcio do São Félix, entregar comenda para os militares indicados para a cerimônia foi um privilégio, porque há muitos homenageados que dedicaram vários anos de suas vidas para proteger a comunidade. “Estendo a homenagem às famílias de vocês, porque também compartilham das alegrias, tristezas e frustrações e também ficam vulneráveis”, avaliou Márcio.

Na avaliação do vereador Alecio Stringari, a sessão solene promovida pela Câmara para homenagear os militares é mais do que justa, levando em consideração o trabalho que ele testemunhou de policiais civis, militares e bombeiros em vários cantos do município. “Vivemos numa região com alto índice de violência, mas se não tivéssemos policiais tão dedicados os problemas seriam maiores”, avalia.

Por sua vez, o presidente da Casa, Pedro Corrêa, usou a tribuna e elogiou o trabalho das forças de segurança do município, que desempenham um trabalho de referência para diminuir os acidentes de trânsito no município.

Uma sessão solene como esta é importante para nós, porque é uma oportunidade que temos de dizer muito obrigado para cada um de vocês que fazem a segurança de nossa cidade. “Marabá tem grande representatividade de forças de segurança, do Exército, Polícia Federal, Rodoviária Federal, PM, Civil e Corpo de Bombeiros, o que muito nos engrandece, pois os militares que vêm para cá ajudam no crescimento de nossa cidade. Se nosso município é grande, também é em função da contribuição que vocês dão a ele”, observa.

Pela Policia Militar, receberam a comenda de Honra ao Mérito Aureliano da Conceição Nascimento, Danilo Porfírio Alves Ferreira, Hélio Hernani Oeiras Formigosa, José Conceição de Araújo, Josiley da Silva Nascimento, Mauro Sérgio Marques Silva e Semaias Alves da Silva.

Pela Policia Civil, o título de Honra ao Mérito foi entregue a João Bosco Rodrigues, Wallac Lima França e Simone Felinto.

Pelo Corpo de Bombeiros, a Câmara homenageou com o título de Honra ao Mérito Belzani Pereira dos Santos e José Gomes Coelho. Welton Wallys Viana Flores foi condecorado com o título de Amigo de Marabá. E, por fim, Paulo César Vaz Júnior recebeu o título de Cidadão Marabaense.