Guido Mutran pede explicações para água de coloração amarelada na Marabá Pioneira

Vereador diz que Cosanpa tem de melhorar serviço e pede que município faça teste da qualidade do produto

Durante a sessão desta quarta-feira, dia 16 de março, o vereador Guido Mutran usou a tribuna da Câmara Municipal de Marabá para reclamar da qualidade da água distribuída pela Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) na Marabá Pioneira.

Inclusive, o vereador apresentou na tribuna uma garrafa com água coletada na torneira de sua residência, na Marabá Pioneira, e informou que vários outros vizinhos têm as mesmas queixas e só estão usando a água para lavar roupas e tomar banho. “Ninguém cozinha alimentos com ela, muito menos bebe, porque há um temor que possa causar problemas de saúde”, explica.

Mutran informou que vai encaminhar ofício à direção da Cosanpa em Marabá para que explique o que está acontecendo e qual plano para resolver o dilema dos moradores.

Além disso, Guido ressaltou que vai pedir à Prefeitura de Marabá que faça o exame da qualidade da água no laboratório instalado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o qual atende a vários municípios da região na avaliação da água. “A água está marrom, parece suco de tamarindo. A gente abre a torneira e se for lavar roupa branca, ela sai encardida. Não é de hoje que isso vem acontecendo, precisamos encontrar uma solução e a Cosanpa é a grande responsável”, afirmou.

O vereador Ilker Moraes reconheceu que nos últimos meses a turbidez da água mudou muito, principalmente na Marabá Pioneira, onde há uma estação de captação de água específica para aquele bairro. Moraes defendeu a convocação de representante da Cosanpa para dar explicações no Plenário da Câmara e quer saber, por exemplo, se a própria empresa está fazendo análise da qualidade da água, como determina a lei.