Igreja Adventista apresenta tema da Campanha Impacto Esperança 2016

Na tribuna da Câmara, presidente da IASD diz que combate ao álcool e às drogas está entre as prioridades este ano

O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o sul e sudeste do Pará, pastor Samuel Muniz Bastos, esteve no Plenário da Câmara nesta quarta-feira, dia 11, para apresentar a programação do Programa Impacto Esperança, que consiste em desenvolver ações sociais em vários segmentos durante uma semana.

Segundo Samuel Bastos, o Impacto começou no último dia 9 e vai se estender até o próximo sábado, 14, quando será realizar uma grande carreata pela cidade, culminando com uma concentração no Largo da Santa Rosa, na Marabá Pioneira, onde será inaugurada a TV Novo Tempo em Marabá, com sintonia do Canal 45.

O pastor informou que durante esta semana estão sendo realizadas visitas e entrega de alimentação ao lar de idosos São Vicente de Paulo, entrega de kit de saúde e livros para todos os presidiários do CRAMA e doação de sangue no Hemocentro Regional.

Ainda segundo o presidente, as ações que estão sendo realizadas esta semana se chamam Quebrando o Silêncio. Foi criada em 2012 e tem alcançado oito países da América do Sul, levando conscientização da população em relação à violência contra idosos, crianças e mulheres e realização de palestras em escolas das redes municipal e estadual. “Este ano, a temática tem foco no alcoolismo e uso de drogas”.

Samuel Bastos afirmou que a Igreja está também promovendo a atividade física para ajudar no combate ao sedentarismo, mas criticou que faltam mais áreas para caminhada na cidade. “Nem Deus nem o diabo são capazes de atuar no livre arbítrio, só a pessoa tem o poder de querer mudar seus hábitos”.

Ele disse que a Sociedade dos Alcoólatras Anônimos inclui um elemento muito importante chamado fé. “Vimos mostrar um pouco do que a igreja tem feito para ajudar a comunidade a mudar seus hábitos”.

Após a apresentação do projeto, o vereador Ronaldo Yara considerou importante o trabalho que a Igreja Adventista vem desenvolvendo na cidade. “O melhor caminho para o ser humano é a espiritualidade. A Igreja Adventista tem feito isso muito bem e as instituições não conseguem combater esses dilemas sociais se não levar junto a fé. Precisamos valorizar cada vez mais o papel das igrejas no contexto social”, destacou.

O vereador Coronel Araújo, ao fazer uso da palavra, também elogiou o trabalho da Igreja Adventista, que ele disse conhecer de longas datas. “Essa campanha não deveria ser apenas da igreja, mas de toda a sociedade. As pessoas que estão envolvidas recebem todo o nosso respeito. Se a Câmara puder somar na divulgação, nós vamos ajudar”, garantiu.

Ilker Moraes foi outro que elogiou o trabalho do projeto Impacto Esperança e disse que o trabalho da IASD de combate à violência e o uso do álcool representa um impulso que a sociedade precisa para resgatar pessoas que se tornaram dependentes químicos.

Irmã Nazaré considerou que a Igreja Adventista é um exemplo de atuação social. “Vocês levam a paz espiritual, mas também a cura de problemas físicos e sociais. O álcool é maldito e causa muitas desgraças nos lares. Este é um papel para todos nós”, destacou.

O pastor Eloi Ribeiro afirmou que as igrejas têm contribuído com a sociedade e o trabalho dos adventistas é exemplar, porque sai do espaço dos templos e vai para as ruas, escolas, para ajudar pessoas.

A vereadora Antônia Carvalho disse que sempre teve admiração pela campanha Quebrando o Silêncio, inclusive do combate ao bullying. “Este ano, na questão do combate às drogas e álcool, também é importante. Precisamos inibir o uso de bebidas, como fizemos com o cigarro”, opinou ela, ressaltando que o mundo precisa, um dia, se tornar vegetariano para viver com um novo estilo de vida.

Alecio Stringari disse que ficou arrepiado ao ouvir sobre o projeto, mas ao mesmo tempo preocupado. “Tenho um cunhado que é vítima das drogas e toda a família sofre, com muitos transtornos. Quando vemos uma pessoa transtornada com o uso da droga, é que a gente vê como a droga é tão traumática. A única saída é Jesus Cristo e a Igreja Adventista tem se preocupado com as questões sociais e espirituais. O Estado precisa fazer mais, todavia, nós, indivíduos, também devemos fazer nossa parte”.

A vereadora Irismar Araújo disse que fica feliz quando vislumbra as ações da Igreja Adventista. Revelou que desde que chegou à Câmara, há oito anos, observa como a igreja contribui com as ações sociais. “Em seu nome, pastor Samuel, parabenizo toda a Igreja Adventista. Este assunto atinge diretamente as famílias. A campanha é extremamente necessária e quando há instituição séria que se preocupa com as mazelas, nós temos de aplaudir a iniciativa”, elogiou.