Presidente da Câmara participa de lançamento da Balsa de Buriti em Carolina e Estreito-MA

por claudio — publicado 18/04/2013 18h42, última modificação 14/04/2016 09h08
Vereadora Júlia Rosa destaca importância histórica das cidades maranhenses para Marabá

A presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereadora Júlia Rosa, paticipou do lançamento do projeto Balsa de Buriti nas cidades de Carolina e Estreito, no vizinho estado do Maranhão.

Nesta quarta-feira, 17, a programação aconteceu em Carolina, às margens do Rio Tocantins, onde o prefeito do município Ubiratan Jucá, recebeu a comitiva marabaense, que contou também com a presença do vice-prefeito Luiz Carlos Pies, do presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen, além de outras 20 pessoas de Marabá.

A presidente da Câmara de Marabá, vereadora Júlia Rosa, cumprimentou as autoridades locais e destacou a importância da Fundação Casa da Cultura de Marabá em resgatar a história do município e se disse emocionada em participar daquela cerimônia tão singela, mas ao mesmo tempo bastante representativa. “Meu pai veio daqui do sertão maranhense, desceu na década de 1940 para Marabá usando o rio Tocantins, que até hoje une os dois municípios”.

Para Júlia Rosa, a história atual de Marabá e Carolina depende de seus políticos, que devem fazer uma gestão de forma responsável para, também, marcar uma geração e entrar para a história de forma positiva.

Ela também relembrou a luta de Marabá e região pela criação do Estado do Carajás, destacando que este é o mesmo sentimento do povo de Carolina e demais municípios do sul do Maranhão, que sonham com um novo estado. “Temos mais que um rio que nos une. O sentimento de desenvolvimento é o grande sonho de todos nós”, finalizou.

O prefeito de Carolina, Ubiratan Costa Jucá, revelou que agora, acontece o caminho inverso e são os marabaense que trazem riqueza para Carolina, através do turismo. Ele revelou que cerca de 64% dos turistas que visitam os balneários do município, como Pedra Caída, são oriundos de Marabá.

Jucá garantiu que participará da programação de 7 de junho próximo, em Marabá, onde levará uma equipe para copiar vários projetos do município filho, como a Casa da Cultura, que pretende implantar em Carolina.