Presidente da Câmara participa de seminário de qualificação profissional

Miguelito pede que Estado realize, de fato, os cursos que a população demandar

Na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, participou da abertura do Seminário Regional para Identificação de Demandas de Qualificação Social e Profissional, promovido pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Ao fazer uso da palavra, Miguelito elogiou o governo do Estado por ouvir a comunidade sobre suas necessidades na área de emprego, mas advertiu que é preciso colocar em prática suas propostas, oferecendo de fato os cursos solicitados pela população da região.
Segundo o presidente da Câmara, neste momento de crise há muito desemprego e os trabalhadores nessa condição precisam passar por requalificação para retornar ao mercado de trabalho. Por outro lado, quem não tem formação precisa identificar uma aptidão para alcançar o primeiro emprego ou tornar-se um empreendedor individual. “Estamos abertos a parcerias porque sabemos da importância da formação profissional”, destacou Miguelito.
Outro vereador presente ao evento, Adelmo Azevedo destaca que o seminário é importante para o trabalhador, porque a crise que assola o País, de forma particular Marabá, tem feito com que muitos postos de trabalho desapareçam momentaneamente. Ele acredita que o Estado possa contribuir para que os comerciários sejam contemplados com cursos de formação.
Segundo o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Everson Costa, "a identificação de demandas de qualificação nos municípios colabora para que a Seaster possa adequar as ofertas de cursos e aumentar a oferta de mão de obra qualificada em todo o Estado". Ainda de acordo com Everson, a proposta de construção do plano é trabalhar com a descentralização e o reconhecimento da pluralidade e diversidade regional do Estado.
O seminário acontece no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá nesta quinta e sexta-feira, com público estimado em 120 pessoas. O objetivo do evento é identificar as principais demandas de qualificação em 16 municípios desta região, no atual contexto de desenvolvimento econômico e social.
O Plano Estadual de Qualificação Social e Profissional no Pará busca ampliar as oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho, por meio de ações de qualificação social e profissional, sintonizadas com a vocação econômica de cada região do Estado do Pará. 
O seminário conta com a participação de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Trabalho e similares, membros da comissão estadual e municipal de Emprego, coordenadores de postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e representantes do Sistema “S”.
Participam do evento o prefeito de São Domingos, Pedro Patrício, o Pedro Paraná, a secretária de Ações Comunitárias de Marabá, Nágila Maria de Melo, além de representantes de 11 municípios desta região.