Primeira sessão ordinária de 2021 conta com bom público

por André da Silva Figueiredo publicado 24/02/2021 09h02, última modificação 24/02/2021 09h02

Mantendo as regras de distanciamento social e de higienização, a Sessão Ordinária desta terça-feira, 23 de fevereiro – a primeira de 2021 - foi marcada por boa participação da comunidade. Além dos 21 vereadores, quem também compareceu à Casa de Leis foi o vice-prefeito Luciano Lopes Dias, o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Giovanni Moretto, entre outras autoridades.

A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, que apresentou as autoridades e passou a palavra inicialmente ao vice-prefeito Luciano Lopes Dias, que representou o titular, Sebastião Miranda Filho.

Ao usar a palavra, por 15 minutos, Luciano Dias falou em nome do Executivo e disse que este é um “novo momento, novo governo, novos desafios, apesar da reeleição. A gestão atual passou os últimos quatro anos trabalhando a reconstrução da cidade. Com ajuda dos vereadores, compreensão da população e apoio dos servidores públicos, a cidade está organizada e com suas finanças em dia, com resultados positivos na educação e saúde, apesar dos desafios que ainda existem nestes dois setores”.

Ainda segundo o vice-prefeito, o novo governo vem cercado de grandes desafios para promover crescimento econômico, geração de emprego e renda, embora tenha desafios causados pela pandemia. “O ano de 2020 foi de grande estrago na educação pública e privada. Não é fácil oferecer educação à distância com povo pobre, enquanto 50% dos alunos da rede municipal não têm acesso adequado à internet”.

Luciano Dias reconheceu que o governo precisa melhorar as condições salarias dos servidores públicos e disse que esta luta está diretamente afeta ao Poder Executivo. Para ele, a Câmara vai atuar de forma mediadora. “Sobre esse debate, eu não me furto. Já reuni com o Sindicato da Educação (Sintepp) e teremos avanços nos próximos meses”, adiantou.

Por outro lado, ele lembrou que o desafio urgente está relacionado à enchente dos rios Tocantins e Itacaiunas, que já afeta dezenas de famílias. O vice-prefeito acredita que o dilema da cheia dos rios será agravado em função da pandemia da covid-19. “Estamos debatendo o plano da Defesa Civil Municipal e vamos buscar soluções junto com as secretarias que estão diretamente envolvidas com este problema, como Seaspac e Saúde”.

Ele também garantiu que o Executivo vai respeitar o Legislativo e que as pautas encaminhadas pelos vereadores serão avaliadas com carinho. “Nos colocamos à disposição para discutir todos os assuntos, agradáveis ou não. O que buscamos é um governo coerente, eficiente e que apresente soluções para os problemas internos e externos. Precisamos melhorar a máquina pública, o mecanismo de processos internos e de controle social”, finalizou.

Depois, no grande expediente, os vereadores apresentaram demandas da comunidade e discutiram melhorias em várias áreas, pedindo ações dos governos municipal, estadual e federal.

O assunto “reajuste salarial dos servidores” foi o número um em reivindicações dos legisladores. O presidente Pedro Corrêa parabenizou os servidores, por meio de seus sindicatos, pelo ato ordeiro de manifestação por melhorias salariais durante a sessão.

Os vereadores usaram a tribuna para solicitar acompanhamento de comunidades afetadas pela enchente. De acordo com eles, algumas famílias já estão desabrigadas e a questão tende a piorar nos próximos dias.

Outro ponto abordado pelos parlamentares foi a geração de emprego e renda na cidade. Para os edis, é necessário que Marabá se torne mais atrativa para investidores e que o Distrito Industrial seja um dos impulsionadores, formando ambiente de negócios capaz de atrair investimentos e gerar dividendos ao município.

Na pauta da sessão, 47 matérias foram deliberadas, sendo 43 requerimentos e 4 moções.