Quatro projetos aportam na Câmara de Marabá na 1ª sessão ordinária do ano

por André da Silva Figueiredo publicado 19/02/2019 17h32, última modificação 19/02/2019 17h32
Em mensagem aos vereadores, prefeito Tião Miranda se emociona, fala de obras e “ajustes” na Secretaria de Saúde

Na primeira sessão ordinária de 2019, realizada na manhã desta terça-feira, dia 19 de fevereiro e com os 21 vereadores presentes, 46 matérias foram apreciadas pelos Poder Legislativo Municipal, em sessão que durou quase 3 horas. Foram quatro projetos de lei do Executivo, dois anteprojetos e 40 requerimentos que fizeram parte da pauta do dia.

Além da apreciação de várias matérias de interesse da população, os vereadores puderam utilizar as novas ferramentas do painel eletrônico, que dá maior dinamismo e transparência aos atos de cada parlamentar.
Como é de praxe na primeira sessão legislativa do ano, o prefeito municipal, Sebastião Miranda Filho, esteve presente. Ele foi chamado para apresentar a sua mensagem inicial de abertura dos trabalhos legislativos de 2019 e colocar suas posições, prospecções e expectativas no decorrer do vigente ano.
Tião frisou que a Câmara tem sido uma grande parceira do município nas lutas e reformas que devem ser feitas pelo bem da cidade. Ele colocou que nessas últimas semanas foi muito questionado sobre a situação da saúde no município. Para ele, a SMS melhorou muito, citando as mais de 7 mil cirurgias eletivas realizadas em Marabá durante a atual gestão e que neste momento estão sendo feitos alguns “ajustes” na pasta.
Por fim, e em forma de desabafo, o prefeito destacou que o mais importante na vida de um governante é a responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas públicas, mantendo sua capacidade de investimento e saúde financeira. “Marabá, hoje, está ajustada e vamos continuar assim”.
O presidente Pedro Corrêa agradeceu a presença do prefeito Tião Miranda e ressaltou a importância da boa relação entre o Executivo e Legislativo, que estão afinados em prol do desenvolvimento de Marabá.
Por outro lado, Pedrinho destacou que quando o prefeito baixa decretos que vão de encontro aos interesses da sociedade, os vereadores, mesmo sendo aliados do Executivo, fazem o enfrentamento para defender a comunidade.
Pedro revelou que ficou comovido com as palavras do prefeito Tião Miranda. “Sei o quanto é difícil se dedicar ao município de Marabá, que é muito grande. Neste momento de dificuldade, o prefeito está indo duas três vezes na Secretaria de Saúde. Se o gestor não acompanhar, vai acontecer o que ocorre em grandes estados do País, a exemplo de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que não consegue pagar em dia seus funcionários. Mas Marabá paga os servidores e ainda realiza obras”, ressalvou.
Ele também elogiou a confiança dos vereadores em reconduzi-lo à Presidência da Câmara e disse que a nova Mesa Diretora tem missão de conduzir com harmonia e responsabilidade as ações do Poder Legislativo. “Conhecendo a dedicação dos vereadores da atual legislatura, teremos êxito ao final deste ano. Nossa missão também, é, administrar os conflitos”, ressaltou.
O presidente disse que ainda há alguns desafios na Casa Legislativa, como a manutenção da gestão de austeridade e, ao mesmo tempo, aproximar ainda mais a Câmara da comunidade.
Também presente à sessão, João Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, foi o segundo a usar a tribuna na sessão de estreia dos trabalhos legislativos de 2019.
O secretário expôs que o governador do Estado, Hélder Barbalho, o nomeou para ser o interlocutor entre o governo e a região sul e sudeste do Pará, fazendo com o que o Estado seja atuante e presente na região Carajás.
Para ele, a região precisa voltar a se desenvolver. “Projetos importantes paralisados devem ser retomados, junto com a interlocução da Secretaria Regional. Vamos lutar para trazer melhorias para a qualidade de vida das pessoas”.