Sessões ordinárias voltam a ser presenciais na Câmara

por André da Silva Figueiredo publicado 04/08/2021 12h58, última modificação 04/08/2021 12h58

A Câmara Municipal de Marabá voltou às sessões presenciais nesta terça-feira, 3 de agosto. Os protocolos de saúde foram observados durante o evento, que contou com a presença do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, que representou o prefeito Tião Miranda; do presidente da Subsecção da OAB Marabá, Ismael Gaia; secretário de Estado do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; coronel David Sarah, comandante do CPR-2; e o coronel do Exército Brasileiro, Fabrício Moreira de Bastos, que no evento representou o general Moreto, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
Um dos primeiros a usar a palavra foi o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto. Ele afirmou que a parceria entre município e o executivo estadual tem rendido bons frutos a Marabá. “No próximo dia 12 de agosto, às 18 horas, no Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho estará em Marabá para assinatura de convênio para oficializar a parceira para construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas”.

Luciano Dias fez um breve levantamento das obras que estão em execução e que foram concluídas pelo governo municipal. Ele focou, inicialmente, em prestar contas do trabalho da prefeitura no enfrentamento à pandemia e disse que Marabá está numa decrescente em casos e mortes por covid-19. “Temos 84 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 20 mil pessoas com a segunda dose. Marabá representa, eu acho, a primeira cidade do estado que está vacinando as pessoas com 25 anos de idade e várias categorias já receberam vacina acima de 18 anos. Cito a educação, que deve voltar com aulas presenciais, ainda no mês de setembro, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde”.
Em seguida, o vice-prefeito falou das obras que estão sendo realizadas ou encaminhadas, principalmente na área de saúde e educação, além de asfalto, construção da terceira ponte sobre o Rio Itacauinas e a continuação da orla no Bairro Cabelo Seco e no Bairro Amapá.
Em seguida, os vereadores lembraram e lamentaram muito o falecimento do colega Tiago Koch, ocorrido no mês de maio deste ano, vítima da covid-19.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa Lima, o Pedrinho Corrêa, lembrou o trabalho exercido pelo parlamentar, que teve grande destaque na Câmara e contribuiu muito com o município. Ele também sintetizou o que os vereadores realizaram no último semestre e no combate à pandemia, destacando a parceria do Governo do Estado, do Município e Câmara para com Marabá, que tem sido determinante para o desenvolvimento do município. O vereador discorreu, também, sobre o concurso da Câmara, explicando que houve 6.773 inscritos e ressaltou o bom andamento do certame, com total transparência e organização.
Pedrinho também salientou o investimento que o Poder Legislativo tem realizado internamente, com implementação de energia solar, sinalização para surdos e mudos, transmissões de sessões e outros eventos, tudo visando dar maior visibilidade e transparência aos atos administrativos e de cada parlamentar.
Por fim, o presidente da Câmara destacou que visitou alguns municípios no Pará e percebeu que Marabá está a frente em muitos aspectos pelo trabalho realizado pelo Executivo e Legislativo.
Na sessão, os vereadores ainda apreciaram 52 matérias, sendo 12 projetos de Lei Ordinária, 2 Anteprojetos e 38 Requerimentos.