Vereadora Irismar apresenta anteprojeto para escolas de tempo integral

por hugokol — publicado 15/03/2013 17h45, última modificação 14/04/2016 09h10
Vereadora quer que município amplie oportunidades e eleve níveis educacionais

A vereadora Irismar Araújo (PR) ingressou com um Anteprojeto de Lei na Câmara Municipal para que o município de Marabá implante o sistema de escolas de tempo integral. Pelo anteprojeto, a implantação se dará de forma progressiva, obedecendo a prioridade dos locais que requerem maior atenção.

O anteprojeto é datado de 4 de janeiro e Irismar justifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina como princípio e fim da educação nacional o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesta perspectiva, esta concepção requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em sua integralidade e em suas múltiplas relações, dimensões e saberes.

A LDB, segundo lembra Irismar, retoma a valorização da educação integral e o Plano Nacional da Educação avançou mais ainda ao apresentar a ampliação progressiva do tempo escolar dentre os objetivos e metas não apenas relacionadas ao ensino fundamental, mas, também, a educação infantil. “Nosso anteprojeto visa contribuir com a formação do educando no município de Marabá, minimizando os riscos sociais, ampliando as oportunidades e, acima de tudo, elevando os níveis educacionais do município no cenário nacional”, diz a vereador.