Vereadora quer ciclovias interligando os núcleos habitacionais de Marabá

Irismar Araújo revelou que começou a praticar ciclismo e sentiu na pele os problemas sofridos pelos usuários desse meio de locomoção

Com ações ambientais em voga, a bicicleta está rapidamente se tornando um item importante na malha do transporte urbano. Muito utilizada em outros centros pelo benefício ao meio ambiente e ao próprio trânsito, esse meio de locomoção vem ganhando força e cada vez mais adeptos ao redor do mundo, principalmente, nas cidades em que possuem planejamento urbano e uma cultura ciclística.

A vereadora Irismar Araújo, nesta terça-feira, 24, apresentou requerimento solicitando ao poder público local a instalação de ciclovias na cidade, interligando os núcleos Cidade Nova, Velha Marabá e Nova, para que esse meio de transporte sustentável e os seus usuários tenham maior segurança e respeito de condutores de outros tipos de transporte durante o seu translado.

“Estou andando de bicicletas pelos núcleos da cidade e percebi o perigo constante ao qual os ciclistas são submetidos, e que o município precisa se preocupar mesmo com a implantação de ciclovias. Quantos mais ciclistas, menos carros e o trânsito fica melhor”, argumentou Irismar.

A vereadora pediu, ainda, que a Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas) elabore um projeto de engenharia para interligar os três distritos: Marabá Pioneira, Nova Marabá e Cidade Nova. “Não há espaço para os ciclistas trafegarem pela cidade. Marabá deve ter ciclovias, para oferecer segurança aos ciclistas, tantos para os que praticam esporte, como aos que utilizam esse meio de transporte diariamente para ir e vir ao trabalho e atividades corriqueiras”, alertou.