Vereadores anunciam volta da regulação do Hospital Regional para Marabá

Pedro Correa, Irmã Nazaré, Coronel Araújo e Orlando Elias dizem que a população é quem vai sair ganhando com a mudança

Ao fazer uso da palavra na Sessão Ordinária desta terça-feira, 18, o vereador Pedro Correa destacou o retorno do serviço de regulação do Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” para Marabá nos próximos dois meses. Ele destacou que os pacientes de Marabá e de outros municípios desta região que precisam de internação no HR acabam sofrendo muito porque a porta de entrada naquela casa de saúde é virtual e feita por Belém, o que dificulta os trâmites burocráticos.

Pedro Correa relembrou que esta luta vem sendo travada por um grupo de pessoas de Marabá do qual ele faz parte, o qual é liderado pelo deputado Tião Miranda, com reuniões permanentes com o governo do Estado visando a devolução da regulação para Marabá.

Ainda segundo o vereador, o grupo que faz parte da base aliada do governo do Estado em Marabá cobrou também a dívida do Estado para com o município, com retorno das obras de ampliação do Hospital Regional, o prédio de saúde da Uepa e pagamento de repasses constitucionais. “Dia 12 deste mês de agosto, a pedido do presidente da Casa, uma comissão supra-partidária reuniu-se com o secretário de saúde para reforçar pedido das demandas que citou. Recebemos a garantia de que em dois meses essa mudança virá com o retorno da regulação para Marabá.

 

Os vereadores Orlando Elias e Coronel Araújo disseram que várias pessoas lutaram para o retorno do serviço de regulação para este município, entre os quais o deputado João Chamon, que vem cobrando reiteradamente do Governo do Estado, e que nesta segunda-feira, 17 de agosto, esteve com o secretário de Estado de Saúde, Vitor Manoel de Jesus Mateus, o qual confirmou a decisão do Estado de retornar o serviço para Marabá, após alguns ajustes técnicos e administrativos.