Vereadores de Marabá discutem sobre Lourenção na Câmara de Itupiranga

Reunião envolveu líderes de municípios que serão afetados com projeto de derrocamento do pedral

Os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento da Câmara Municipal de Marabá estiveram presentes, na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, em Itupiranga, participando da reunião que ocorreu na sede do Poder Legislativo daquela cidade, para debater o derrocamento do Pedral do Lourenção, com a construção da hidrovia do Rio Tocantins, que viabilizará a navegação e o escoamento da produção da região. Com o tema "Itupiranga quer ter voz e vez", o evento contou com a participação de deputados estaduais, representantes dos sete municípios do entorno do Lago que serão impactados diretamente pela obra, além de Marabá.
A vereadora Irismar Melo, presidente da Comissão de Desenvolvimento de Marabá, falou no evento e reconheceu a importância da realização de reuniões que fortaleçam a união dos municípios que serão afetados pelo projeto. Para ela, os impactos ambientais precisam ser mitigados ao menor índice possível e a obra trazer benefícios sociais à população, com progresso e desenvolvimento sustentável.
Irismar frisou também que é preciso que os vereadores dos municípios envolvidos na discussão se apropriem das informações para defender os interesses da população, das cidades e região.
Irismar destacou que os impactos devem ser discutidos de forma clara, objetiva e responsável. "Iremos fortalecer a pauta que será estabelecida nas reuniões que serão realizadas, a fim de fortalecer a defesa dos interesses da região afetada e criar condições para a implantação de uma cadeia produtiva”.
A vereadora Priscila Veloso também usou a tribuna e ressaltou a importância da discussão do tema do derrocamento do Pedral do Lourenção. Disse que acredita que o governador Helder Barbalho continuará empenhado na realização da obra. “Precisamos realizar mais audiências. O Pará precisa ser recompensado em função da perda de recursos, como acontece com a Lei Kandir. Chega de sermos produtores e nunca contemplados com desenvolvimento, emprego e renda".
Além das vereadoras Irismar Melo e Priscila Veloso, estiveram presentes à reunião em Itupiranga a vereadora Cristina Mutran, membro da Comissão de Desenvolvimento, e o vereador Frank Varão.