Vereadores de Marabá vão a Parauapebas discutir seminário

Encontro da UVB com legisladores de todo o País será realizado em Marabá durante três dias no mês de agosto

Nesta quinta-feira, 3, uma comissão de vereadores de Marabá foi à cidade de Parauapebas manter reunião com uma equipe de legisladores daquela cidade para discutir a organização do Seminário Nacional da União de Vereadores do Brasil, que será realizado em Marabá no período de 27 à 29 de agosto, na Câmara Municipal, com a presença de vereadores de várias partes do País.

Por Marabá, estiveram presentes os vereadores Júlia Rosa (presidente); Irismar Araújo, presidente do Fórum Nacional de Mulheres da UVB; Vanda Américo e Pedro Correa. Por Parauapebas, participaram o presidente da Câmara, Josineto Feitosa, mais Euzébio Rodrigues dos Santos e José Arenes Silva Souza.

A referida reunião foi realizada no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Parauapebas. Na abertura, Irismar fez uma leitura do que foi discutido na reunião anterior, em Marabá, apresentando sugestão de alguns nomes de personalidades para atuarem como palestrantes no evento.

Ficou definido que haverá um encontro preparatório para o seminário, o qual será realizado no dia 13 de agosto próximo sobre o corredor de minério na região sudeste, para o qual a onde a Comissão pretende mobilizar outras Câmaras da região . Os palestrantes sugeridos pelos participantes da reunião para este evento serão representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Anivaldo Vale, secretário nacional de Transportes, além de David Leal, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará.

O objetivo é que os representantes destes órgãos apresentem quais os investimentos estão sendo planejados na área de logística e infraestrutura para o País, em especial para o Pará.

No Seminário do final de agosto, os vereadores decidiram que a programação deverá discutir os modais alternativos de transportes, e produção de energia e o Marco Regulatório da Mineração, que está tramitando no Congresso Nacional para aprovação. Vários nomes foram sugeridos para palestrarem e servirem de debatedores, entre eles os senadores Kátia Abreu e Flexa Ribeiro, deputado federal Giovani Queiroz, Ademar Palocci, diretor da Eletronorte, Helenilson Pontes, vice-governador e deputado federal Leonardo Quintão.

A vereadora Vanda Américo disse acreditar que é preciso abrir discussão para que a Estrada de Ferro Carajás não seja de uso exclusivo da Vale e que o seminário é uma oportunidade para chamar a entidade nacional para discutir o Marco Regulatório, de suma importância para todas as regiões do País.

Josineto Feitosa disse que o Fórum realizado pela UVB em Santarém, recentemente, foi muito produtivo e que a energia também é um tema que precisa ser focalizado no Fórum em Marabá, conforme sugestão da vereadora Irismar Araújo, já que será construída uma hidrelétrica em Marabá em poucos anos, devendo impactar toda a região. “Ao mesmo tempo em que a Vale traz alguns recursos, as mazelas vêm junto. Só vamos avançar se as Câmaras Municipais desta região se unirem para discutirmos nossas demandas comuns e nos fortalecermos, incluindo Canaã, Curionópolis, Ourilândia do Norte e Eldorado, por exemplo. Vamos ter um grande avanço e vão perceber que não é só Marabá e Parauapebas que arrecadam e sofrem os problemas. Toda a região padece num efeito dominó”, avalia.

A vereadora Júlia Rosa reconhece que problemática é ampla, afeta muitos municípios e o encontro em Marabá vai reunir vereadores de todo o Brasil, devendo servir de parâmetros para as Câmaras do País inteiro ampliarem a discussão sobre os três temas abordados. “Precisamos mostrar que não estamos sendo engolidos pelos grandes empreendimentos calados”, disse.

Irismar Araújo ponderou que é preciso fomentar no fórum um debate que consiga impactar todo o Brasil. Ela sugeriu que na última tarde do evento a 29 de agosto, se discuta o resgate da Uvespa – União dos Vereadores do Sul do Pará, que está inativa há alguns anos. O próximo encontro da equipe que prepara os dois eventos será realizado no dia 17 de julho.