Vereadores dialogam com novo presidente da Amat

Eles discutiram a criação de uma frente para lutar pela hidrovia Araguaia Tocantins, Alpa e Hidrelétrica de Marabá

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, vereadores que compõem a Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Mineração da Câmara Municipal de Marabá, reuniram-se no hotel Golden Ville com o presidente da Amat-Carajás (Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins) Sancler Ferreira.

Os vereadores Vanda Américo (PSD), Gilsim Silva (PP), Guido Mutran (PMDB) e Beto Miranda (PSDB) foram acompanhados do vice-presidente da Câmara, coronel Antônio Araújo. Eles discutiram com o novo presidente da Amat as prioridades da entidade que luta em favor de 38 municípios desta região.

Os três temas que dominaram a reunião foram a Hidrovia Araguaia Tocantins, Aços Laminados do Pará (Alpa) e a Hidrelétrica de Marabá. Sancler garantiu que esses assuntos são o foco de atuação da Amat neste primeiro mandato e disse que a entidade vai mobilizar políticos para cobrarem dos governos do Estado e federal uma solução rápida para dar celeridade ao derrocamento do canal do Lourenção e a retomada da construção da Alpa. “A hidrovia será o carro chefe de meu mandato à frente da Amat e acredito que a derrocagem vai sair mais depressa do que muita gente imagina”, sustentou.

A comissão de vereadores mostrou a Sancler que o Legislativo Municipal de Marabá está totalmente comprometido com essas três causas e se coloca à disposição da Associação dos Municípios para

atuar em favor dos interesses desta região, promovendo audiências públicas com a comunidade, mas também pressionando o Executivo estadual e federal.

Também presente à reunião, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Gilberto Leite, elogiou a aproximação da Câmara Municipal de Marabá com a Amat-Carajás e também se prontificou para manter um diálogo permanente com os vereadores para discutirem estratégias de atuação para viabilizar a hidrovia Araguaia Tocantins e a Alpa.