Vereadores mirins elegem nova Mesa Diretora para ano de 2019

Chapa vencedora foi encabeçada pela estudante Sofia Silva, que recebeu 19 votos contra cinco da concorrência

Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, a Escola do Legislativo realizou a cerimônia de posse dos vereadores mirins para o ano 2019. Os momentos que antecederam a eleição foram bastante concorridos e os presentes enalteceram o trabalho realizado pela Elmar em promover a educação politica de estudantes da cidade.

A chapa vencedora é composta por Sofia Silva Sousa, da Escola Duque de Caxias; Carlos Daniel Araújo Carvalho, da Escola Tancredo Neves (1º vice-presidente); Revely Milhomem Rodrigues Silva (2º vice-presidente), da Escola João Anastácio de Queiroz; Vitória Rodrigues Silva (3º vice-presidente), da escola Izaura de Fátima Noceti; Stefanny Cardoso da Silva, (1ª secretária), da Escola José Cursino de Azevedo; Pedro Guilherme Rocha Gama (2º secretário) da Escola Cisne Branco); e Thaemylle Carreiro Moraes (3º secretário) da Escola Anísio Teixeira.

Em seu discurso, a nova presidente agradeceu a confiança que recebeu dos 19 colegas vereadores e disse que pretende desenvolver um trabalho que contemple a todos, igualmente. Revelou que foi incentivada a participar do projeto Câmara Mirim por sua coordenadora pedagógica Silvia Cristina Pereira da Silva, mas não demonstrou muito interesse no início. “Mas depois que cheguei aqui na Câmara, que vi a importância e grandiosidade do projeto, eu me empolguei e decidi até mesmo concorrer ao cargo de presidente. Estou muito feliz até agora”, contou, ao final da cerimônia de posse e eleição.

O vereador Pedro Corrêa Lima diz que ficou impressionado com o ponto de vista da Gabriela Castro, presidente do Câmara Mirim 2018, e o nível de maturidade que os adolescentes vão tomando com o andamento do projeto ao longo do ano. “Reconheço que a falta de credibilidade dos políticos é grande, mas ao longo do trabalho dos vereadores mirins, essa interpretação por parte deles vai mudando radicalmente. Eles acabam se aprofundando no trabalho de um vereador e reconhecem a importância do cargo”, diz.

Pedro parabenizou os 24 vereadores que tomaram posse e lembrou que há vários atos na caminhada dos legisladores mirins, desde eleição, diplomação e agora o terceiro, que é a posse. “Mas incluo um quarto ato, o mais importante, que é a execução do trabalho no dia a dia. “A partir de agora, a responsabilidade de vocês com suas comunidades vai aumentar. Procurem os vereadores adultos, se apropriem do ato de legislar para desempenhar o trabalho de vocês. Contribuam com novas ideias e sugestões. Dizem que o futuro do País está nas crianças e adolescentes, mas acredito que é o presente que depende de vocês”, destacou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Ilker Moraes, parabenizou os eleitos no processo e elogiou o trabalho da Escola do Legislativo, por despertar a consciência política nos estudantes. “Precisamos gostar e entender o que é política. A juventude tem de olhar para as boas coisas e as más que acontecem em nossa comunidade. A Câmara tem um compromisso de desenvolver um trabalho educativo e vocês podem nos ajudar a ouvir as propostas das pessoas que moram em nossa cidade”.

Márcio do São Félix cumprimentou a família e professores de novos vereadores mirins. Reconheceu que o trabalho da Escola do Legislativo é singular e que todos os dias há uma agenda disputada e corrida. “Vocês vão perceber isso ao longo do mandato. Esse trabalho não é um passatempo, mas uma missão, um sacerdócio”.