Vereadores participam da 3ª Conferência das Mulheres

por André da Silva Figueiredo publicado 25/10/2019 17h45, última modificação 25/10/2019 17h45

Tendo como palco o Plenário da Câmara Municipal de Marabá, foi realizada na quinta e sexta-feira, 24 e 25 de outubro, a 3ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres. O evento contou com apoio do Poder Legislativo e a participação dos vereadores Priscila Veloso, Irismar Melo e Pedro Corrêa, este último presidente da Casa.

Além de promover a participação popular e fomentar os desafios da elaboração e execução de políticas públicas, a Conferência deste ano convidou movimentos de mulheres, gestores e instituições governamentais a construírem, juntos, o primeiro plano de políticas públicas para as mulheres de Marabá.

A vereadora e presidente da Comissão da Mulher na Câmara, Priscila Veloso ressaltou a importância da Secretaria e convocou os vereadores e vereadoras a lutar por esta demanda. “Estou feliz de nós termos esta Conferência para avançarmos na construção das políticas públicas para as mulheres. E eu gostaria de registrar que os senhores vereadores podem requerer a criação desta Secretaria e tenham certeza que vamos levantar esta bandeira, pois é algo que todas nós precisamos”, enfatizou.

Em discurso na mesa de abertura, a vereadora Irismar Araújo fez questão de frisar que a violência contra a mulher não se resume à violência física, e salientou a importância de estimular e fornecer às mulheres condições de participação política e social em todas as áreas da sociedade. “Quando a gente fala de violência só pensa na violência física, mas a violência contra a mulher começa quando ela não tem condições de trabalhar, quando de se profissionalizar, de sair para sustentar seus filhos. Em Marabá tem creche? Nós não temos creche, temos apenas educação infantil. Isso é uma violência contra as mulheres e mães marabaenses que não têm onde deixar seus filhos de 0 a 3 anos para trabalhar”, lamentou.

Além disso, a vereadora aproveitou a oportunidade para cobrar da prefeitura a criação de uma Secretaria Especial voltada para as demandas da mulher. “Tudo que nós já avançamos neste município é fruto de uma organização de uma movimentação de muitas mulheres, entidades, governos, dos poucos espaços de representação que se tem, mas com aquele compromisso de avançar e conquistar melhoria para as mulheres. É de suma importância termos a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para nós mulheres”, alinhavou.

O presidente da Câmara Municipal Pedro Corrêa Lima, ressaltou o trabalho da Câmara de Vereadores na luta pela garantia dos direitos das mulheres marabaenses. “Esta Casa sempre cumpre seu papel fazendo esta defesa. Nós temos aqui a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, cuja presidente é nossa vereadora Priscila Veloso, que tem desempenhado um grande papel. As políticas públicas feitas pelas debatidas pelas mulheres deste Parlamento são de fundamental importância. Inclusive, contribuímos com as emendas individuais dos vereadores dando apoio. A gente precisa contribuir, principalmente na questão estrutural e financeira, que é muito importante para este movimento”, salienta.