Vereadores participam de audiência pública sobre exploração de menores

Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Câmara de Marabá fez suas considerações no evento

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os vereadores Priscila Veloso e Nonato Dourado participaram de uma audiência pública realizada no Plenário da Câmara para discutir o protocolo e fluxo de atendimento da denúncia da rede de proteção a crianças e adolescentes de Marabá.
A vereadora Priscila Veloso, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Câmara de Marabá, disse que todos os dias atende a crianças e adolescentes e reconhece que o número de reclamações de abusos é grande em Marabá.
Por outro lado, ela vê que há baixos índices de qualidade da educação no município, o que também é preocupante entre os adolescentes. “90% das salas de aula estão formando jovens analfabetos funcionais. Precisamos contribuir com isso para ajudar. Os índices educacionais são assustadores. Preciso estar numa rede que dê resultados positivos”.
A audiência contou também com a participação dos secretários de Assistência Social, Nadjalúcia Lima; José Orlando Moraes, secretário adjunto de Educação; Mirela de Souza Minto, representante da 6ª Vara da Infância e Adolescência de Marabá; de José Maria da Cruz Júnior, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros.
As ações da rede de proteção contra a violência e abuso contra crianças e adolescentes iniciaram no dia 12 deste mês e se estendem até o dia 26. Já foram realizadas palestras na APAE e hoje, dia 16, será promovida uma adesivagem no semáforo em frente ao Shopping Pátio Marabá, com apoio da Guarda Municipal, Conselho Tutelar e outras entidades.

Quarta-feira, dia 17, uma panfletagem está agendada com caminhada no Bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) com o Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente.
Na quinta-feira, dia 18, será realizada a tradicional Ação Caminhoneiro, com palestras para caminhoneiros, com apoio do SEST/SENAT, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Policia Rodoviária Federal.
No dia 19, a equipe da Seasp promoverá palestras em escolas na Vila São José (Zona Rural) com presença de membros do Conselho Tutelar, Guarda Municipal e DATA. No dia 26 deste mês serão realizadas palestras em escolas da zona rural, além de palestra em reunião ampliada na Secretaria Municipal de Educação, direcionada a todos os diretores das escolas públicas do município