Vereadores participam de Conferência Municipal da Mulher

Irismar conclama mulheres a se envolverem mais nas decisões políticas da cidade e do País

Os vereadores Miguel Gomes Filho, presidente, e Irismar Araújo Melo, participaram nos dias 10 e 11 deste mês de setembro da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Marabá com mais de 300 participantes e o tema central discutido é: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”.

Falando em nome do Legislativo a vereadora Irismar Melo destacou algumas conquistas desde 2000, quando foram implementadas muitas leis nacionais que buscam promover a igualdade de gênero e a garantir políticas públicas para melhorar a assistência para as mulheres. “Mas ainda temos muito para avançar. Nós representamos 53% da população brasileira e quase 52% dos eleitores, mas a nossa participação ainda é pequena na política e na ocupação nos espaços de poder e de decisão”, lamentou.

Segundo Irismar, dos 57 mil vereadores do Brasil, as mulheres representam apenas 13%. “Na Câmara de Marabá nós ainda temos o privilégio de termos cinco mulheres representando o gênero, mas éramos 13 vereadores na legislatura passada com 5 mulheres, e aumentamos para 21 e continuamos sendo 5 mulheres”, explicou.

Miguel Gomes Filho saudou os participantes da conferência e ponderou que, a despeito de algumas conquistas já alcançadas pelas mulheres, é importantes continuar a luta para que a igualdade de gênero seja estabelecida em todas as áreas, reconhecendo que em Marabá ainda precisam ser abertas várias portas nesse sentido.

O deputado João Chamon Neto, presente ao evento, reconheceu a importância de se lutar em prol de políticas públicas para mulheres e disse que nos primeiros meses de seu mandato na Assembleia Legislativa tem defendido e cobrado da Secretaria de Segurança Pública que a Delegacia da Mulher de Marabá funcione aos finais de semana também, e não apenas de segunda a sexta-feira.

“Nós sabemos que são aos finais de semana que acontecem os piores crimes contras as mulheres e, infelizmente, a delegacia se encontra fechada em Marabá”, criticou Chamon, revelando que o secretário de Segurança Pública fez a promessa de que logo esse erro seja reparado e a Delegacia da Mulher irá funcionar todos os dias da semana.

Também participaram do evento os secretários municipais de Saúde, Nagib Mutran Neto; de Educação, Pedro Souza; o vice-prefeito Luiz Carlos Pies; Júlia Rosa, presidente da Associação da Mulher de Marabá.