Vereadores querem convocação de concursados

por hugokol — publicado 12/05/2015 15h10, última modificação 14/04/2016 09h10
Guido Mutran vê que prefeitura protela trocar alguns contratados por aprovados em concurso

Na sessão ordinária desta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Marabá, o vereador Guido Mutranquestionou a demora do Executivo em convocar os aprovados em concurso público para a Prefeitura de Marabá em 2010, lembrando que o prazo para os 416 que faltam assumir a função será no dia 31 deste mês.

Guido destacou que se há pessoas atuando nas referidas funções que foram apenas contratadas, que se faça a troca simples – uma pela outra, sem aumentar custos para o município. O vereador contou na tribuna da Casa que reuniu-se recentemente com o secretário de Administração para discutir essas questões e adverti-lo de que os aprovados têm direitos e precisam ser respeitados.

Em aparte, a vereadora Irismar Melo também mostrou-se preocupada neste aspecto e considerou que o Ministério Público, que entrou na Justiça para garantir esse direito, está agindo corretamente e disse que gravou conversa com a atual secretária adjunta de Administração e que a gestora alegou que já foram ofertadas muitas vagas e o município não dá conta de chamar todas as pessoas.

Irismar alertou que há interesses por parte da administração em manter os contratados, e pediu para a comissão específica da Casa (Administração) acompanhar essa situação.

Guido disse a seus colegas vereadores que o concurso realizado pela administração passada abriu vagas para muitos cargos que são questionáveis dentro do organograma do município e essa situação – assim como outras – precisam ser analisadas cuidadosamente e acompanhada, sim, pela Câmara. Ele citou o caso específico de motoqueiro para pilotar Moto Ambulância. O município não tem nenhum veículo deste e não se sabe por que abriram 20 vagas para esta função. “Não podemos fazer concurso específico. Precisamos é acabar com apadrinhamentos”, alertou Guido Mutran.