Vereadores recebem equipe da SEMEL para discutir apoio às modalidades esportivas

por André da Silva Figueiredo publicado 07/05/2018 08h12, última modificação 07/05/2018 08h12
O encontro foi coordenado pela Comissão Permanente de Esportes da Câmara Municipal de Marabá

Por cerca de três horas nesta quinta-feira, dia 3, a equipe da SEMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) prestou informações aos vereadores e coordenadores de várias modalidades esportivas em Marabá. O encontro foi coordenado pela Comissão Permanente de Esportes da Câmara e aconteceu na Sala de Comissões do Legislativo, com a participação de cerca de 30 pessoas, entre vereadores, dirigentes esportivos e servidores da SEMEL, liderados pelo secretário municipal Eloi Ribeiro.

Estiveram presentes à reunião os vereadores Ray Athie, Pedro Corrêa, Cristina Mutran, Mariozan Quintão, Nonato Dourado, Marcelo Alves (presidente) Ilker Moraes, Gilson Dias e Irismar Melo. Entre os representantes de associações e modalidades esportivas, participaram Vanderley, dos esportes radicais; Elhomar Pereira, diretor da Amesp (Associação Marabaense de Esportes); Santino Dias, da Amesp; Carlos Saço, da Federação de Handebol do Pará; Márcio, da Federação Paraense de Esportes Radicais; Raimundo Cordeiro, do muay thai; Márcio Ribeiro, da Associação dos Mesatenistas; Cintra de Oliveira, da Associação Marabaense de Artes Marciais.
Na pauta da reunião, o calendário de esporte da Secretaria, orçamento para 2018, emendas impositivas de vereadores, licitação de material esportivo e de arbitragem para os jogos, criação do Conselho Municipal de Esportes, do fundo Municipal do Esporte e do Museu do Esporte de Marabá.
Eloi Ribeiro apresentou todos os temas, mostrando diversas ações e projetos já realizados no primeiro quadrimestre de 2018, como retomada do projeto “Ginástica da Mulher”; aprovação do Projeto Seleções do Futuro, aprovado em primeiro lugar no Ministério do Esporte para beneficiar futebol de campo; projeto Ligeirin, que faz orientação à caminhada, verificação de peso e pressão arterial, funcionando na Praça da Criança; programação do aniversário da cidade, com torneio de badminton, de patins, Intermunicipal de handebol, Intermunicipal de Voleibol, passeio ciclístico, torneio de Projeto PEF’s, Corrida Viva Marabá e Torneio de Futvôlei no Tatuzão.
Ele também falou do apoio que a SEMEL tem dado a diversas associações desportivas, instituições de ensino e outras entidades para fomentar a prática esportiva no município, além da reforma do Estádio Zinho Oliveira, realizada pela gestão municipal antes do início do Campeonato Paraense e da construção do Centro de Iniciação ao Esporte na Folha 6, Nova Marabá.
Em relação ao Orçamento da Semel para 2018, avaliado em pouco mais de R$ 6 milhões, disse que o prefeito Tião Miranda está se esforçando para cumprir e prevê que as emendas impositivas, depois que passarem da fase de licitação, também vão contribuir bastante para incentivar várias modalidades. “Todas as emendas impositivas dos vereadores para este ano somam R$ 525 mil e foram direcionadas para materiais esportivos e confecção de traves de campo de futebol”, observou.
Eloi Ribeiro antecipou também que a Prefeitura de Marabá vai reformar as quadras esportivas na Nova Marabá, que eram de areia e serão encimentadas. Cada uma receberá recurso da ordem de R$ 300 mil, inclusive terão telas de proteção altas, como das quadras da Orla do Rio Tocantins.
Sobre licitação para material esportivo, o secretário informou que a licitação está em fase de homologação e as empresas vencedoras são de Marabá e Nova Ipixuna, totalizando mais de R$ 700 mil as duas.
Em relação à criação do Conselho Municipal de Esporte, pastor Eloi informou que conversou com o prefeito Tião Miranda, que sinalizou para dar andamento no projeto. Para tanto, será realizada Conferência Municipal de Esporte em meados de setembro, quando então serão escolhidos os membros do referido conselho.
Por fim, Eloi Ribeiro antecipou que nos próximos dias deverão iniciar obras para reforma do campo de futebol do Parque São Jorge, da Vila São José (Km 8) e o da Folha 33.
Os vereadores fizeram várias observações e pediram soluções para atender às mais diversas demandas de representantes de cerca de 40 modalidades esportivas que são praticadas no município.