Vereadores são empossados para o quadriênio 2017-2020

por hugokol — publicado 02/01/2017 12h07, última modificação 02/01/2017 12h07
Cerimônia concorrida no Plenário da Câmara também deu posse ao prefeito e vice de Marabá

Os 21 vereadores eleitos em Marabá em 2 de outubro de 2016 para o quadriênio 2017-2020 tomaram posse durante concorrida cerimônia realizada no final da tarde e início de noite deste domingo, dia 1º de janeiro de 2017.

Como prevê o Regimento Interno da Câmara, Paulo Sérgio do Rosário Varela, o Badeco,  vereador mais velho, presidiu o início da sessão, fazendo a abertura do evento, dando posse aos vereadores eleitos e oportunidade para que todos se manifestassem prestando o juramento de dever do cargo de vereador.

Os vereadores eleitos e empossados são: Miguel Gomes Filho (Miguelito), Pedro Correa Lima (Pedrinho Correa), Alecio Stringari, Tiago Koch, Priscila Veloso, Cristina Mutran, Ronisteu da Silva Araújo (Pastor Ronisteu), Carlos Roberto Gonçalves Miranda (Beto Miranda), Raimundo Nonato Barbosa Dourado (Nonato Dourado), Antônio Márcio Farias Gonçalves (Márcio do São Félix), Ilker Moraes, Mariozan Rodrigues Quintão, Edinaldo Machado Pinto, Rodrigo Lima da Silva (Cabo Rodrigues), Francisco Carreiro Varão (Frank), Ivanildo Bandeira Athie (Ray Athie), Morivaldo Marçal e Silva (Irmão Morivaldo), Gilson Dias Cardoso, Paulo Sérgio do Rosário  Varela (Badeco), Irismar Araújo Melo e Marcelo Alves dos Santos.

Os vereadores entraram em consenso para apresentar apenas uma chapa para concorrer à Mesa Diretora da Câmara, que ficou definida com Pedro Correa Lima como presidente; Irismar Araújo Melo vice-presidente; Paulo Sérgio do Rosário Varela segundo vice-presidente; Cristina Mutran como primeira secretária; Alecio Stringari como segundo secretário; e Edinaldo Machado como terceiro secretário.

Já empossado como presidente, o vereador Pedro Correa inicíou a segunda parte prevista da solenidade, a posse de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Tião Miranda e Antônia Cunha Sá.

Em seguida os vereadores foram chamados a fazer o juramento e assinatura do termo de posse. Primeiro a fazer a leitura do juramento foi o vereador mais votado, Miguel Gomes Filho, que com o braço direito estendido prometeu cumprir dignamente o mandato confiado a ele. Os demais vereadores repetiram a leitura e fizeram seu juramento.

Pedro Correa, já como presidente da Câmara, assumiu os trabalhos, dando início à posse dos representantes do Poder Executivo. Pedrinho usou a tribuna e disse que essa é uma missão árdua e será realizada muita dificuldade. Disse que esse foi um momento onde a democracia venceu, e que o mandato será desempenado com muita responsabilidade e transparência. “Todos teremos um papel importante a cumprir”.

Pedrinho ainda conclamou a sociedade para que se una em torno de um projeto para melhorar Marabá, colocando o município de volta nos trilhos.

Pedrinho convidou o deputado estadual João Chamon para fazer uso da tribuna. Como filho de Marabá, o parlamentar e ex-vereador da Casa, se colocou à disposição da Câmara, Prefeitura e da sociedade para a construção de uma cidade melhor e levar Marabá aos trilhos do desenvolvimento novamente. Para o deputado, Marabá e o sul e sudeste do Pará precisam ter maior reconhecimento por parte da gestão do Estado. “Essa luta é do povo de Marabá e o atual prefeito pode contar comigo”.

Em seguida Pedrinho chamou o prefeito e vice-prefeito eleitos a realizarem o seu juramento perante todos os presentes. Após o ato, os dois foram declarados empossados.

Sebastião Miranda Filho, o Tião Miranda, prefeito de Marabá, usou da palavra e disse que aquele momento era difícil para ele. Pela primeira vez em público, ele assumiu que tem um problema sério de depressão, e argumentou que sofre essa doença não comanda sua cabeça. Tião ainda frisou que o trabalho estará de volta e que isso o reanima, para construir uma Marabá melhor de se viver. “Senti uma corrente de oração muito positiva. Vou fazer o melhor para a minha cidade e nossa equipe de funcionários e secretários é preparada. Tenho o interesse de fechar minha biografia política de uma forma positiva”.

O vice-prefeito Toni Cunha reconheceu que o Poder Legislativo está consciente da unidade que é necessária para a reconstrução de Marabá, mostrando isso na eleição unânime do vereador Pedro Correa à Presidência da Câmara. “A política é a raiz da transformação das coisas”, enfatizou Toni Cunha.