Vereadores vão encampar luta para dinamizar Distrito Industrial

Visita serviu para fundamentar Audiência Pública

Um grupo de sete vereadores representou a Câmara Municipal de Marabá numa visita ao Distrito Industrial na manhã desta quinta-feira, dia 3 de agosto, que ocupa uma área de 18 milhões de metros quadrados apenas na primeira fase. Eles foram acompanhados pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Ricardo Pugliese, representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará e da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).
Ricardo Carneiro, gerente de Relações Institucionais da Codec, explicou aos vereadores os dilemas do Distrito Industrial, entre eles a especulação imobiliária e invasão de áreas por diversas famílias.
Atualmente, 20 empresas estão ativas e dezenas inativas, entre as quais siderúrgicas que ocupam imensas áreas no Distrito Industrial, como a Cosipar, que não tem perspectiva de voltar a funcionar e não devolve a área para o governo do Estado repassar a outra empresa com interesse em instalar-se em Marabá.
A única área que não está no poder de empresas ficou refém dos invasores, que já foram retirados em ações de desapropriação por duas vezes e mesmo assim retornaram.
Os vereadores ficaram preocupados com a situação e prometeram envidar esforços para se unir na luta pela revitalização do Distrito. Para resolver o problema da invasão, o Estado espera uma decisão judicial para realizar a terceira desapropriação. 
Em relação às áreas ainda ocupadas por empresas desativadas, os vereadores disseram também que vão se colocar à disposição para negociar a saída das mesmas, vendendo as áreas por valores de mercado, para que o município possa atrair novos investimentos. 
Inclusive, esse será um dos assuntos a serem debatidos durante audiência pública agendada para o dia 11 deste mês, envolvendo deputados federais, estaduais, entre outras autoridades.
Participaram da visita ao Distrito Industrial de Marabá os vereadores Pedro Corrêa (presidente), Irismar Melo, vice-presidente, Cristina Mutran, Cabo Rodrigo, Priscila Veloso, Gilson Dias e Marcelo Alves.
Pela ACIM, também participaram os diretores Albérico Roque, João Tatagiba, Delano Remor e Flávio Sousa.