O software "Gincana Cidadã" foi criado em 2023 pelo servidor da Câmara Municipal de Marabá, Alber da Silva Fonseca, lotado na Escola do Legislativo na função de Técnico Legislativo, com formação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
O aplicativo surgiu diante da necessidade de fornecer suporte a Gincana Cidadã, uma importante etapa de avaliação dos participantes do projeto Constituição em Miúdos. O projeto tem como base o livro Constituição em Miúdos da autora Madu Macedo, publicado pela editora do Senado Federal, e oferece aos estudantes da rede de ensino público e privado em Marabá uma educação político-cidadã, apresentando-lhes nossa Constituição Federal de forma dinâmica e didática, a fim de proporcionar a esse público o conteúdo constitucional sem os vocábulos técnico-jurídicos, que muitas vezes impossibilitam sua compreensão.
O software desempenha um papel fundamental na condução eficiente, segura e transparente da gincana. Dentre suas funções há:
I - contabilização de pontos;
II - penalização de equipes;
III - classificação das equipes;
IV - anulação de perguntas;
V - sorteio dos alunos que responderão as perguntas;
VI - cadastro das equipes, perguntas e usuários do sistema;
VII - sorteio das equipes e perguntas;
VIII - reiniciar os dados da gincana;
IX - editar algumas configurações como o número de fases, número de participantes, quantidade de rodadas, dentre outras funcionalidades.
Além disso, o sistema permite que outras instituições organizadoras editem o perfil do usuário, incluindo informações como sua logomarca e nome.