No ano em que comemora quatro décadas de existência em Marabá, Exército Brasileiro recebe homenagem na Câmara

Legislativo reconhece importância histórica dos cerca de 2.000 homens do Exército que atuam nos quartéis de Marabá

Na noite desta segunda-feira, dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Marabá realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Exército e entregou 14 condecorações a militares da 23ª Brigada que atuam nos quartéis de Marabá. Autor do Requerimento da Sessão Solene que incluiu, em 2013, o Dia do Exército como parte do calendário oficial da Câmara Municipal de Marabá.

A sessão iniciou com a veiculação de um vídeo institucional do Exército Brasileiro sobre a atuação da 23ª Brigada nesta região da Amazônia, que começou em 1976, em Santarém, e logo depois foi transferida para Marabá.

Coronel Antônio Araújo disse que o Exército Brasileiro tem sido, de fato, uma mão amiga para Marabá, embora seja responsável por quase 1 milhão de metros quadrados da Amazônia. Lembrou que logo no primeiro ano de mandato propôs homenagem ao Exército como forma de reconhecimento ao trabalho realizado há várias décadas. “Os últimos comandantes da Brigada têm sido oficiais brilhantes, parceiros e amigos do município. Sem essa ajuda, a vida da comunidade marabaense seria mais difícil”.

Por sua vez, o vereador Leodato Marques enfatizou a mão amiga e o braço forte do Exército em Marabá, que tem desempenhado funções sociais, mas também impondo-se como instituição militar. “O Hospital Militar atende muitas famílias que não são dos quadros do Exército, até mesmo com assistência médica na zona rural”, lembrou.

Ao usar da palavra, o vereador Ronaldo Yara disse que muitos jovens de periferia acabam recebendo as melhores instruções de suas vidas nas fileiras do Exército, que por sua vez contribui para mudar para melhor a vida desses jovens, que aprendem a respeitar e ter disciplina. “Sem contar que a 23ª Brigada possui a segunda maior folha de pagamento do município e contribui até na reforma de escolas. Essa instituição tem grande credibilidade não apenas em Marabá, mas no País inteiro”, sustenta.

O vereador Edivaldo Santos, natural de Imperatriz-MA, revelou que desde criança conhece o trabalho da 23ª Brigada através do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede naquela cidade maranhense, que também desenvolve um trabalho brilhante naquela comunidade. “Sentimo-nos mais seguros com uma força de atuação como o Exército em Marabá e a homenagem que a Câmara e esta cidade prestam ao EB são justas”, disse.

Na visão do vereador Guido Mutran, o Exército e a 23ª Brigada são sinônimos de seriedade. Disse estar preocupado com um Brasil passando por momentos difíceis, com pessoas cometendo um grande mal à sociedade. As pessoas estão nas ruas clamando por seriedade e honestidade.

A vereadora Vanda Américo disse que os marabaenses como ela recordam com alegria da Canção do Exército nas escolas da cidade e o quartel do 52º BIS funcionava como Judiciário e deu equilíbrio na questão social em Marabá. “Esta Brigada tem um envolvimento social intenso com os municípios desta região e nós somos gratos aos militares, sim, por sua atuação forte na luta pela justiça social”, destacou a vereadora.

O vereador Miguel Gomes Filho, presidente da Câmara, afirmou que o Exército Brasileiro é uma das instituições mais importantes para o município de Marabá há  anos. “Este município tem um marco: antes e depois da presença do Exército. E é com muito orgulho que realizamos esta sessão a cada ano. Este general (Anísio David de Oliveira Júnior) nós amamos muito porque ele tem sido diferenciado e muito bom de relacionamento com as entidades desta cidade”, sustentou.

Ao final da sessão foram entregues títulos de Honra ao Mérito para os oficiais tenente coronel Danilo Silva Maia, tenente coronel Temístocles da Rocha Torres, tenente coronel médico José Ailton Martins de Souza, major Joselito Rodrigues da Silva e major Vladson Bancke da Silva.

A Comenda do Pioneiro foi entregue ao 2º sargento João Manuel Barros da Silva, 3º sargento Antônio Carlos de Sousa Marques, 3º Sargento Cezar Furtado dos Santos e 3º sargento Silvério Mota.

O título de Amigo de Marabá foi outorgado ao major André da Silva Cardoso, 1º tenente Júlio César Sementino, 1º Sargento Ronaldo Carneiro de Melo, 2º sargento Rafael Carvalho Costa e ao general de Brigada Anísio David de Oliveira Júnior.

O juiz federal do Trabalho Jônatas dos Santos Andrade disse que o Exército Brasileiro também foi sua escola e hoje é o principal esteio da nossa nação. Avaliou que, apesar do pessimismo que se abate sobre a nação, atualmente, há pelo menos de 100 anos, o país era uma nação sem expressão.

Lembrou da Batalha dos Guararapes, em 1648 e observou que o Exército tem em sua gênese um gene de agregação, que envolve a todos. “O objetivo principal é de construir uma sociedade livre, justa e solidária, desde sua criação”.

O general Anísio David disse que no coração de cada militar que chega a Marabá há um sentimento de acolhimento.  Quando trazem suas famílias, em pouco tempo todos se integram à sociedade marabaense. “Cada um que tem a sorte de vir para trabalhar e servir nesse local encontra seu lar, sua família, na convivência entre nós, militares, mas principalmente na capacidade que esta terra tem de acolher. Parece que nós nascemos aqui. Isso simboliza bem o que significa a palavra pátria. Estamos prontos para defender nosso país”, finalizou.