Vereadores protestam por retirada da regulação, de Marabá, do Hospital Regional

por André da Silva Figueiredo publicado 10/06/2020 12h40, última modificação 10/06/2020 12h40

Pauta que é sempre motivo de discussão em Marabá, a regulação do Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” voltou a ser tema de grande debate na Câmara de Marabá. No início do atual Governo do Estado, a regulação voltou a ser realizada em Marabá, mas durante esse período da pandemia retornou a Belém.
A vereadora Cristina Mutran considera que esse processo causa problemas na região. Ela lembrou que essa foi uma conquista importante do município, para trazer a regulação para Marabá. “O Governo do Estado está burocratizando cada vez mais a situação da vida das pessoas que precisam de atendimento aqui. A regulação passou para Belém e a diretora Regional da Sespa nem comunicada foi. Quando tomou ciência, já estava tudo resolvido. Isso prejudica demais a cidade, que atende 22 municípios da região. Me junto aos colegas vereadores para tentarmos trazer novamente esse serviço para nossa cidade”.
Cristina ainda pediu a descentralização dos serviços do Detran, principalmente na questão dos agendamentos. “Os serviços prestados pela agência do Detran em Marabá precisam ser agendados em Belém, mas isso é inviável para nossa comunidade. Está tudo estagnado. Agora surge a ideia do Governo do Estado de centralizar o atendimento a população, e isso vai dificultar o atendimento aos usuários do SUS. Vamos nos unir, também, em prol da situação do Detran em Marabá”, clamou Cristina, que é médica.
Priscila Veloso frisou que no momento em que Marabá atravessa grande dificuldade na saúde, a regulação foi transferida para Belém. A parlamentar apresentou moção para que a regulação do Regional retorne a Marabá. “Recebemos toda a demanda da região. Estou encaminhando moção para a Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) e demais órgãos para rever a situação da transferência da regulação, devolvendo-a para Marabá”.
O vereador Ray Athiê disse que depender tudo de Belém é criar enorme dificuldade. “Devemos deixar aqui para ser resolvido por aqui, para dar maior celeridade nos processos. Temos de falar com o governador para rever isso. Ele precisa dar maior autonomia para Marabá”.